Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Irrigação: Cotrijal realiza debate sobre recursos hídricos

por Mariana Teixeira

O momento de diálogo com o engenheiro agrônomo Francisco Marodin, que é analista do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, aconteceu no dia 10 de fevereiro, na sede da cooperativa, em Não-Me-Toque

Foto: Divulgação

As estiagens verificadas nas últimas safras de verão no Rio Grande do Sul e o seu impacto sobre a produção trazem à tona novamente a importância da irrigação. Para ter conhecimento mais profundo sobre a legislação vigente e a real capacidade de irrigação por águas superficiais e subterrâneas no Estado, a Cotrijal organizou reunião com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

O momento de diálogo com o engenheiro agrônomo Francisco Marodin, que é analista do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, aconteceu no dia 10 de fevereiro, na sede da cooperativa, em Não-Me-Toque. Ele é um dos gestores do Sistema de Outorga de Água do RS e coordenador de Segurança de Barragens do DRHS/SEMA.

Dentre os assuntos abordados, estiveram os procedimentos para construção e regularização de barragens e açudes; Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (SIOUT/RS); Política Nacional de Segurança de Barragens; e metodologia para elaboração de estudos hidrológicos.

O superintendente de Produção Vegetal da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, avalia que o encontro foi esclarecedor. “O tema é complexo e precisamos ter clareza sobre o que diz a legislação. Além disso, o entendimento da disponibilidade dos recursos hídricos é fundamental para avançar na busca de soluções e, assim, minimizar os efeitos da estiagem sobre a agricultura e também sobre a economia como um todo”, pontua.

A reunião teve também a participação do gerente de Produção Vegetal, Alexandre Doneda, dos coordenadores da área e difusores técnicos.

Com informações: Fernando Kopper
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais