Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Trigo tem aumento de área plantada em 20% em Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Equipe da Cotrijal dá suporte para agricultores na safra de inverno

Foto: Paulinho Paes/Divulgação

O trigo, que é uma cultura de inverno e tradicional no Rio Grande do Sul, tem aumento de área plantada em Soledade de 20%. A informação é do gerente da unidade da Cotrijal de Soledade e Fontoura Xavier, Ronei Raber que esteve nos estúdios da Tua Rádio Cristal para entrevista.

“O trigo está com 100 por cento implantado com o aumento de área e torcemos para que possamos repetir o bom rendimento e qualidade do ano passado, além de quantidade se exige qualidade. Estamos com uma perspectiva boa, estamos com o preço bom para o trigo”, diz Raber que está com boas perspectivas apesar das perdas nas lavouras devido à estiagem no verão e excesso das chuvas nas últimas semanas. Em alguns locais, o prejuízo chegou a 50 e até 70 por cento.

“Mesmo com dificuldades o resultado está sendo surpreendente e extraordinário. Temos que dar segurança ao produtor, a lavoura trabalha com altos preços.”

De acordo com ele, a equipe da Cotrijal está mobilizada para as safras e também mobilização das carteiras. “Estamos com grupo preparado para atender o produtor da melhor forma possível e com a nossa filosofia vamos conseguir fazer o melhor trabalho com a comunidade.”

INSUMOS

Outro assunto abordado com Raber na entrevista, foi a questão dos insumos. Segundo Raber, a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia tem afetado o setor com aumento no valor. No entanto, o país continua a receber os fertilizantes sem grandes problemas até o momento.

“Temos a certeza de que não faltará fertilizante, mas com preços elevados. O agricultor precisa estar atento a isso. O que importa no fim do ciclo é o dinheiro para o produtor, o resultado do plantio e colheita. Temos preocupação com custos, comercialização e resultado final.”

Confira a entrevista completa com esses e outros assuntos no áudio anexo à reportagem.

Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais