Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Bacia leiteira apresenta cenário desafiador para o produtor em 2023

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

A situação está bem complicada, especialmente por conta da importação de leite estar alta

Foto: Divulgação

A bacia leiteira no estado do Rio Grande do Sul em 2023 apresenta um cenário desafiador, com aspectos positivos e negativos impactando a produção e os produtores de leite.

Na região de Soledade, onde o produtor de leite Adriano Knopf, que possui propriedade na localidade da Margem São Bento, interior do município, a volatilidade dos preços do leite tem impactado diretamente a rentabilidade dos produtores. "A situação está bem complicada, especialmente por conta da importação de leite estar alta. O 1º trimestre foi bom, porém, no 2º trimestre os preços caíram muito", disse.

Conforme Knopf, o cenário ainda é desfavorável ao produtor de leite. "Os primeiros seis meses tiveram cenários bem distintos. Os primeiros três meses de 2023 foram de preços bons, seguidos de três meses de preços não tão bons assim. As empresas baixaram R$ 1 real por litro, a média ficou em torno de 0,75 centavos por litro/leite", destaca.

Diante disso, o cenário dos próximos meses ainda é de incógnita. "Fica difícil fazer um planejamento, mas para o segundo semestre mas o cenário tende a não ser favorável. É muito grande a importação, por isso, passa a ser um grande desafio ao produtor, já que muitas vezes falta subsídios por parte do Governo", enfatiza.

As questões climáticas também tendem a influenciar os preços pagos aos produtores, tornando a atividade menos lucrativa em determinados períodos. "Todas as culturas sofreram, especialmente nós produtores de leite que não conseguimos produzir uma silagem adequada para nossos animais. Sem dúvida, o clima nos prejudicou demais", comenta.

Em resumo, a bacia leiteira no Rio Grande do Sul em 2023 enfrenta desafios relacionados à volatilidade dos preços, concorrência com outros estados produtores e questões logísticas. No entanto, há esforços em andamento para fortalecer a atividade, com programas de incentivo e investimentos em tecnologia.

Texto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo Pessoal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais