Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Rotação de cultura: solo mais rico e protegido para o plantio da próxima safra

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Essa técnica agrícola visa a rotação de espécies na área em questão, buscando trazer melhorias para aquela área

Foto: Divulgação

A rotação de culturas é de extrema importância para o enriquecimento do solo, principalmente no que diz respeito a viabilização do sistema de plantio direto e dos seus efeitos sobre a produção agrícola e o ambiente como um todo.

“Essa técnica agrícola visa a rotação de espécies na área em questão, buscando trazer melhorias para aquela área como a melhoria do solo e o controle de pragas e doenças relacionadas às plantas daninhas", informou a engenheira agrônoma Michele Cassini.

Os benefícios para os agricultores que optam por esse tipo de técnica são inúmeros. “Eu posso citar a melhora das características físicas, químicas e biológicas daquele solo, o aumento de matéria orgânica devido à palhada, a proteção desse solo sobre ações climáticas, a viabilização do sistema plantio direto, aumentando assim a produtividade, entro outras coisas”, pontuou Michele.

A questão do custo benefício da rotação de cultura supera os gastos com insumos agrícolas. “O custo da implementação da rotatividade de culturas pode sair mais caro no começo, porém os benefícios que ela traz para dentro da propriedade para conservação do solo são muito maiores em questão de produtividade”, revelou a engenheira agrônoma.  

Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais