Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Agricultor de Soledade produz laranja para a indústria gaúcha

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Citricultor produz aproximadamente 50 toneladas da fruta por safra

Pomar de laranja
Foto: ruralpecuária.com.br

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de laranja e também do suco dessa fruta, porém o que poucas pessoas sabem é que em Soledade existem dois citricultores, ou seja, produtores de laranja e outras frutas cítricas que colaboram com esta estatística.

Na comunidade de Santa Terezinha vive João Adelar Matiello, o maior produtor da fruta no município, mas para chegar a este patamar Matiello teve que trabalhar muito.

A princípio, o agricultor plantava soja em sua pequena propriedade, mas os custos da lavoura eram altos e o lucro cada vez menor, foi aí então que no ano de 2007 surgiu a oportunidade, através da secretaria da agricultura de Soledade, para plantar árvores frutíferas, mas especificamente a laranjeira. A prefeitura doou as mudas e a Emater prestou toda a assessoria técnica.

Atualmente João Adelar planta as frutas em um hectare de terra de sua propriedade, hoje Matiello se diz arrependido de no princípio não ter plantado em uma área maior, o que fará agora em mais dois hectares, onde plantará a variedade de laranja Salustiana e ainda a bergamota Ponkan.

“Dependendo do clima, na área que planto é possível colher de 40 a 60 toneladas”, destacou o citricultor.

A produção de João Adelar Matiello é vendida para a indústria a um valor atual que varia entre R$ 0,40 a 0,50 centavos o quilo, fazendo um cálculo rápido à produção poderá dar um lucro de R$ 16 a 20 mil reais.

“Plantar laranja é melhor do que plantar soja, menos riscos, menos trabalho e maior lucratividade”, finalizou Matiello.

Ouça a entrevista com João Adelar Matiello, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais