Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Chuvas em grande escala não são bem vindas para a colheita do trigo e plantio da soja

por Nayam Franco

Choveu nos últimos dias cerca de 70mm em Soledade

Roger Terra de Moraes, engenheiro agrônomo da Emater.
Foto: Marcos Vinicius de Souza/ Tua Rádio Cristal

Os cerca de 70mm de chuva que choveram no sábado, 03/11, não foram bem vindos para as lavouras de trigo e de soja. Especialmente neste momento de colheita de trigo, este volume não é bom, porque o trigo já atingiu o ponto de maturação e só vem perdendo umidade.

Quando acaba chovendo neste momento de colheita, a qualidade do produto fica menor e, consequentemente, a remuneração também.

Esse inverno para o trigo não foi dos melhores, as produtividades médias estão dentro do que se espera, mas o problema mesmo está na qualidade do trigo. Quando ele não atinge o PH necessário o preço cai muito.

"O PH é quanto pesa um metro cúbico do trigo, quando ele tem o grão muito bem formado, ele tem um peso grande. Quando ele recebe água de novo, inicia esse processo de germinação, ele diminui. Então perdendo sua qualidade ele perde sua maior função que é ser destinado a farinha, e passa a ser destinado a bolacha e massas", destacou o engenheiro agrônomo da Emater, Roger Terra de Moraes.

Já para a soja, para os agricultores que não tomaram medidas de conservação do solo pode ser também prejudicial. "O plantio da soja neste ano é bom, de 30 a 40% está plantada e pode-se considerar que o período de plantio está sendo favorável para a cultura", relatou Roger.

Ouça a entrevista com o engenheiro agrônomo da Emater, Roger Terra de Moraes.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais