Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) é prorrogada para 31 de julho

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Alteração na data é em função de alterações no sistema

Foto: Freepik/Divulgação

O prazo de Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é prorrogado. Inicialmente, a data seria 30 de junho, mas mudou para 31 de julho. De acordo com o técnico agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço, Alan Leindorf, a mudança de data ocorreu em função do lançamento do plano safra e também da alteração do sistema DAF para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“Já vem sendo tratada essa mudança há um tempo, por isso deu instabilidade no sistema pela migração dos dados. O novo sistema vem com mais burocracias e regras, estágios e avaliação para que o agricultor possa ou não ter direito a documentação tão necessária para os serviços relacionados ao Pronaf.”

Leindorf diz que o CAF terá o cruzamento com outros sistemas do Governo Federal como Incra, ITR e demais registros de dados. “Isso é para evitar fraudes. É um documento indispensável para financiamentos.”, afirma Leindorf. Até o dia 31 de outubro, o DAP vai funcionar, a partir dessa data, o agricultor não conseguirá mais fazer o processo por esse sistema antigo. “O produtor que vai fazer o DAF agora continua usufruindo até o vencimento que são dois anos. Depois será só pelo CAF.”

Caso ao agricultor tenha dúvidas sobre a sua situação com o documento ou para não perder prazos, pode ir até o sindicato ou entrar em contato pelo telefone 3381-4960.

Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais