Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Emater/Ascar completa 66 anos de atuação

por Mariana Teixeira
Foto: Paulinho Paes

A Emater/RS Ascar é uma entidade que promove o desenvolvimento rural sustentável através da prestação de serviços de assistência técnica, extensão rural e social, classificação e certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul.

Soledade possui dois escritórios da Emater, o escritório municipal, que possui mais de 40 anos, coordenado pela extensionista social Juliane Pires, e o regional, que abrange o Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo, atuando desde 2013 na região, sendo coordenado por Lúcia Helena da Silva Souza, extensionista social do Rio Pardo.

O trabalho da Emater funciona em parceria com as prefeituras e é composta por são sete campos de treinamento, além das unidades de cooperativismo e classificação. “Somos o órgão que leva as políticas públicas no campo, com algumas dificuldades, porém com muito empenho e qualificação. A estrutura da entidade é forte, com assistentes técnicos, supervisores e demais profissionais que dão uma boa resposta para a comunidade, levando o desenvolvimento rural e tecnológico ao campo”, afirma Evandro Scariot, assistente técnico regional.

Por fim o extensionista municipal Ederson Garcia, frisa as ações desenvolvidas em Soledade são pautadas num planejamento do ano anterior “A demanda dos agricultores é o que determina as atividades que serão realizadas durante o ano, visto que atualmente estamos implantando outros métodos de assessoramento para os produtores, devido à pandemia”, conta o extensionista.

Os funcionários da Emater relatam ainda que há uma grande diversificação de produtos em Soledade, que antigamente era muito gado, hoje é mais produção de soja, além da existência de 8 agroindústrias com todo tipo de produção, em torno de 140 produtores de leite, e muita produção de fruticultura e hortaliças.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais