Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Colheita da soja se aproxima dos 50% com produtividade abaixo da média dos últimos anos em Soledade

por Nayam Franco

Primeiros números da colheita acabam surpreendendo pela baixa produtividade em algumas comunidades

Roger falou sobre os primeiros números da colheita
Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

A colheita da soja em Soledade se aproxima dos 50% da área cultivada no município. No entanto, apesar do bom andamento da área colhida nos últimos dias, a produtividade está abaixo da média dos últimos anos em Soledade.

Conforme relato do acompanhamento que a Emater Soledade faz, os primeiros números acabam sendo negativos quando relacionados aos últimos anos. Roger Terra de Moraes, engenheiro agrônomo da Emater, conversou com a reportagem da Tua Rádio Cristal para falar sobre esse período de colheita.

O engenheiro lembrou que os últimos anos apresentaram, em alguns pontos da cidade, uma safra acima da média e quando comparada a safra 2018/2019, os números estão baixos para a primeira metade já colhida em Soledade.

“Sempre é algo regionalizado já que em algumas comunidades de Soledade choveu mais e outras acabou chovendo menos, bem menos até. Por isso o resultado da safra também deverá ser regionalizado. Algumas deverão colher mais do que a média, enquanto outras, em maior parte, poderão colher menos”, contou Roger.

Ele lembrou ainda que apesar da preocupação com a colheita da soja e seu resultado alterado em alguns pontos da cidade devido a uma época de bastante seca e muito calor no início de fevereiro, muitos produtores já estão se preparando para as culturas de inverno e conservação do solo.

“É um trabalho contínuo, claro que o foco principal é a soja, mas os produtores já estão se preocupando com as culturas de inverno, seja trigo ou cevada, ou como irão proteger o solo durante o inverno e assim se preparar para a próxima safra da soja”, finalizou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais