Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Hospitais filantrópicos reivindicam pagamentos e ameaçam fechar as portas

por Rudimar Galvan

Mais de 1.200 pessoas participaram do encontro

Santini falou às mais de mil pessoas que prestigiaram a reunião.
Foto: Mirian Helfenstein

Cerca de 1,2 mil pessoas prestigiaram a Reunião em Defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, na manhã desta quinta-feira (14), no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento foi organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, com participação da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, presidida pelo deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), juntamente com a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (FEESSERS).

Com o tema “A realidade financeira da maior rede hospitalar filantrópica e seus reflexos para os trabalhadores e o atendimento à população”, parlamentares, autoridades estaduais e municipais, gestores e trabalhadores da área da saúde apresentaram os motivos que levaram à reunião e relataram a atual situação do setor da saúde no Estado.

Ao lado do presidente da Federação das Santas Casas do RS, Francisco Ferrer, e do presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, Santini destacou que as 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS atendem mais de 70% da demanda do Sistema Único da Saúde (SUS). “Mesmo com a inegável importância, essas entidades estão sendo tratadas com descaso, o quadro de funcionários já reduziu 6%, 35% dos hospitais devem FGTS, INSS e IR. O valor da dívida destas instituições é histórico, chega a R$ 1,4 bilhões. A estrutura também está sendo reduzida, são menos 14% dos leitos disponíveis para a população”, expôs.

Ele mencionou ainda que é em nome da população carente, que perdem seus familiares por não ter uma porta de hospital aberta, que a Frente Parlamentar luta. “É por essas pessoas que não tem outra porta pra bater que não seja um hospital filantrópico para se socorrer, que nos comprometemos de lutar lado a lado pelo reestabelecimento da saúde no nosso Estado”.

Após o depoimento dos sindicatos hospitalares e sindisaudes de todas as regiões, as lideranças leram a Carta de Socorro, assinada pelas entidades presentes da Reunião em Defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, para ser entregue ao Governo do Estado. Em seguida, a comitiva entregou o documentou ao secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi, que se comprometeu a repassar a demanda para o secretário da Saúde e ao governador.

Ao final, o grupo definiu que, caso não haja uma resposta por parte do governo até o dia 1º de maio, ocorrerá uma paralisação de atendimentos eletivos em nível estadual dos profissionais da área da saúde ligados às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. “Os 55 deputados estaduais aprovaram por unanimidade a emenda parlamentar que garante o custeio da rede hospitalar filantrópica. Essa luta não tem sigla partidária, a saúde é de todos e para todos”, concluiu Santini.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais