Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Mais de 500 mil gaúchos devem se vacinar com a primeira dose contra Covid nas próximas semanas

por Ricardo Silva

Em Lagoa Vermelha, 14% da população já foi vacinada com as duas doses

Até o final da próxima semana, a Secretaria da Saúde (SES) distribuirá 537.350 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios gaúchos. Todas serão usadas para primeira dose de quem ainda não foi imunizado e, assim, avançar na campanha de vacinação no Estado.

Entre os imunizantes, estão AstraZeneca, Pfizer e da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, que chegará no início da próxima semana e vai ser a quarta opção de vacina aos gaúchos. A destinação foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e municípios, na tarde desta quarta-feira (9/6).

O primeiro lote da vacina da Janssen conterá 171.600 doses, com data de vencimento em 27 de junho. De acordo com a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o Rio Grande do Sul tem condições de usá-las dentro do período, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS).

A vacina da Janssen tem o benefício de ser dose única. A eficácia dela é de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação deste imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.

Na reunião da CIB foi discutido o uso, além da remessa da Janssen, das remessas mais recentes da Pfizer (146.250 doses recebidas em 8 de março) e da Astrazeneca (219.500 doses que chegaram nesta quarta-feira).

O município de Lagoa Vermelha já recebeu 14.477 doses de vacinas, 8.547 pessoas tiveram a plicação da primeira dose e outras 3.901 já receberam as duas aplicações, o que representa 14% da população do município com o calendário vacinal completo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais