Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Conselho de Optometria alerta para atuação ilegal e sem habilitação de “oculistas”

Baixar Áudio por Ricardo Silva
Foto: Divulgação/Google imagens

Não existe profissional “oculista” que esteja habilitado para prestar atendimento na área da saúde visual. O alerta é feito pelo Conselho Regional de Óptica e Optometria (CROO-RS). Segundo o presidente do CROO-RS, Alexandre Classmann, somente optometristas e oftalmologistas possuem o credenciamento e o conhecimento necessários para prestar atendimento para a saúde visual e ocular.

Nos últimos três meses, a entidade recebeu denúncia de seis estabelecimentos ópticos, oferecendo serviço de atendimento de saúde visual de forma irregular, com os chamados “oculistas”. No Rio Grande do Sul estes serviços de saúde em ópticas são vedados por lei.

Diferente do técnico em óptica, responsável por receber a receita e transferi-la para o equipamento que produz a lente ou os óculos, os profissionais optometristas têm formação de nível superior e estão habilitados para avaliar a condição de todo o sistema ocular, aferindo sua integridade e sinais de deficiência visual que possam ser corrigidas com o uso de óculos, lentes de contato ou reabilitação visual. Esses profissionais também estão aptos a identificar sinais e sintomas de doenças que necessitem da intervenção médica, quando o paciente é encaminhado ao corpo clínico.

O CROO-RS disponibiliza e-mail, telefone, WhatsApp e o site como canais para interessados em fazer denúncias de exercício irregular da profissão:

https://www.croors.org.br/denuncie

E-mail: [email protected] 

Telefone: (51) 3933-8458

WhatsApp: (51) 98311-7032

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais