Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Concluída segunda etapa do programa “Educação Fiscal na Escola” em Capão Bonito do Sul

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

O incentivo à educação fiscal em Capão Bonito do Sul começa cedo, ainda em sala de aula. Em 2018 foi criado pela Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças, o Programa de Educação Fiscal, com o objetivo de incentivar e promover o tema em todo município através da realização de campanhas dentro e fora das escolas. Desde então, o município passou a destacar-se ainda mais nos índices estaduais de arrecadação, além de idealizar novas ações, como a campanha Nota Premiada e o concurso de “Educação Fiscal na Escola”.

Dentro da disciplina de Empreendedorismo e no projeto pedagógico da Rede Municipal de Ensino, o concurso visa mobilizar os alunos para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e seus benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão. No segundo semestre letivo de 2021, o programa trabalhou a perspectiva de aproximar os jovens do universo tecnológico, bem como alinhar as propostas pedagógicas com aquilo que é trabalhado no programa de Educação Fiscal, na integração tributária.

Segundo o diretor da EMEF Firmino Frizzo, Jerry Segalla, a atividade do segundo semestre buscou desenvolver a consciência cidadã nos alunos, onde o trabalho final foi produção de arquivos de áudio, podcasts, nos quais os alunos relataram suas experiências em relação a cobrança da nota fiscal e a participação familiar nas atividades de lançamento dos dados fiscais. “Acompanhando e aprendendo junto com os pais, os alunos desenvolveram propostas de conscientização em relação à importância da cobrança da nota fiscal e da consciência sobre a questão dos tributos. No meio social, o objetivo foi informar dos benefícios para a comunidade”, comenta.

No final da atividade, os alunos que participaram receberam premiação. Os estudantes do Nono Ano que mais se destacaram foram: Lucas Machado, Samuel Ferreira de Lima e Thauana Rotmann, e Matheus dos Santos Amaral, destaque do Sétimo Ano. “O programa de ‘Educação Fiscal na Escola’, nos traz um sentimento de pertencimento ao município, por fazer com que nossos alunos entendam um pouco mais e se aproximem do tema a cada atividade. É um meio de aproximação e exercício dos jovens à cidadania e o cooperativismo, escopo central da nossa atuação pedagógica no município”, salienta Jerry.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais