Projeto permite converter multa leve de trânsito em doação de sangue em Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioO vereador Ranyeri Bozza, do PDT, apresentou na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha projeto que autoriza a conversão de multas de trânsito classificadas como leves em doação de sangue ou cadastro de medula óssea
O vereador Ranyeri Bozza, do PDT, apresentou na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha projeto que autoriza a conversão de multas de trânsito classificadas como leves em doação de sangue ou cadastro de medula óssea. A proposta é inspirada em legislações já adotadas em outros municípios gaúchos e surgiu de uma sugestão da comunidade. Conforme explicou o vereador em entrevista à Tua Rádio Cacique, a iniciativa tem como objetivo principal ampliar o estoque de sangue no município e conscientizar a população sobre a importância da doação, além de oferecer ao cidadão uma alternativa ao pagamento da penalidade.
Poderão ser convertidas apenas infrações leves aplicadas pelo município, como estacionamento irregular e uso de buzina em local proibido. Multas consideradas graves ou gravíssimas, assim como aquelas emitidas por órgãos estaduais ou federais, não estão contempladas na versão inicial. O cidadão optante deverá apresentar comprovação da doação para ter a penalidade cancelada. Detalhes como número máximo de conversões por ano e trâmite administrativo serão definidos por regulamentação do Poder Executivo, caso o projeto seja aprovado. Nos últimos 12 meses, as multas leves corresponderam a aproximadamente 105 mil reais em arrecadação.
O projeto segue em tramitação e pode sofrer alterações ou mesmo não ser aprovado. Ranyeri Bozza destacou que a discussão em torno da proposta já cumpre um papel importante ao sensibilizar a população para a necessidade de doação, independentemente da aprovação final. Ele reforçou que a comunidade pode buscar a bancada do PDT ou qualquer outro vereador com sugestões e demandas. O vereador fez ainda um apelo à população para doar sangue sem esperar depender de uma situação de emergência ou de uma multa, ressaltando que o banco de sangue local precisa de doações contínuas.
Comentários