Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Além de matar abelhas, pulverização do Fipronil pode prejudicar lavouras, diz agrônomo da Emater

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Vilson Nadin explica que ação favorece ataque de lagartas

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

O inseticida Fipronil está associado a diversas mortes de colmeias de abelhas na região de Lagoa Vermelha, segundo estudo realizado pela Inspetoria Veterinária. Mas, o mal-uso do produto, além de prejudicar os insetos, pode também afetar as lavouras, segundo explica o engenheiro agrônomo da Emater de Lagoa Vermelha, Vilson Nadin.

Conforme ele, quando há a pulverização, o Fipronil extermina todos os insetos que vivem na lavoura, inclusive aquele que ajudam no controle das lagartas. Nadin relata que depois de 30 ou 40 dias da aplicação, essas larvas realizam ataques às plantas.

O inseticida é destinado para o tratamento de sementes, e sua pulverização é proibida. O agrônomo defendeu a tese de que o mal-uso do produto é resultado da falta de informação. “São alguns agricultores que, por desconhecerem o efeito maléfico na fauna, usam [o Fipronil]”, diz.

Além de não apresentar benefícios significativos, e exterminar os insetos, o uso do inseticida pode representar crime ambiental. Conforme Nadin, se comprovada sua utilização na pulverização, o agricultor pode ser incriminado pelo mal-uso, pelo dano ambiental e pelo prejuízo ao apicultor.

Para difundir as informações relativas aos químicos agrícolas, o engenheiro disse que a Emater poderá realizar parcerias com outras empresas. O compartilhamento de informações sobre os prejuízos do Fipronil e outros tóxicos também foi defendido pela professora Dra. Gessi Koakoski, que ministra a disciplina de Apicultura para os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da UPF, e recentemente falou sobre o papel das abelhas para o meio-ambiente.

Ouça a entrevista com o engenheiro agrônomo Vilson Nadin e confira outras informações e dicas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais