Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Pesquisadora explica importância das abelhas para a agricultura e meio-ambiente

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Professora Dra. Gessi Koakoski, da UPF, explica que insetos são os principais responsáveis pela polinização

Foto: Arquivo Pessoal/Gessi Koakoski

Recentemente, a Inspetoria Veterinária de Lagoa Vermelha divulgou os resultados de exames que investigavam o elevado número de mortes abelhas na região. Segundo o órgão, o fenômeno foi provocado por intoxicação com agentes químicos, oriundos da agricultura. Na manhã desta quinta-feira, 21 de abril, a Professora Dra. Gessi Koakoski, que ministra a disciplina de Apicultura para os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, na UPF, falou sobre a importância dos insetos para a agricultura e a flora num geral.

Conforme a pesquisadora, os insetos são responsáveis por mais 50% da polinização das plantas. Isso significa que sem elas, algumas culturas poderiam sumir, sem a capacidade de se reproduzirem e frutificarem.

Gessi Koakoski entende que as mortes de abelhas podem ser evitadas, com informação e práticas de proteção. Um dos químicos responsável pela eliminação de colmeias inteiras na região é o Fipronil, inseticida proibido na pulverização de lavouras. A professora explica que, provavelmente, o produto esteja sendo utilizado de maneira incorreta, por falta de conhecimento dos agricultores, e não por má-fé.

Uma das ações que visa difundir o conhecimento sobre as abelhas é desempenhada pelos alunos da doutora em Passo Fundo, no meliponário de identificação de espécies de abelhas nativas, fruto de parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Federação dos Meliponicultores Conservacionistas do Rio Grande do Sul (Femcors). O jardim das coleias é aberto para visitação e conta com mais de 10 espécies de abelhas. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais