Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Mortandade de abelhas tem sido causada por agentes químicos, diz Inspetoria Veterinária

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi

Agrotóxicos utilizados na agricultura estariam dizimando as colmeias

Foto: Reprodução/Ambiente Legal

O chefe da Inspetoria Veterinária da Secretaria de Defesa Animal de Lagoa Vermelha, Márcio Chilante, divulgou na manhã desta segunda-feira, 18 de abril, os resultados dos exames que investigavam o elevado número de mortes abelhas na região. O fenômeno tem sido constatado desde o segundo semestre de 2021, e novos casos também surgiram na última semana.

De acordo com Chilante, foi constatado que a causa morte não está relacionada com doenças, e sim, por intoxicação com agentes químicos oriundos da agricultura. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o técnico indicou que em todas as situações investigadas na região, a causa da morte dos insetos foi a mesma, com a morte total da colmeia, em um curto período de tempo.

Um dos agentes químicos detectados é o Fipronil (inseticida de amplo espectro que danifica o sistema nervoso central do inseto ao bloquear a passagem de íons de cloro através dos receptores GABA e dos canais de glutamato-cloro, componentes do sistema nervoso central.) Produto proibido para pulverização em lavouras.

Chilante orienta que, nos casos de constatação da mortalidade de abelhas, a Inspetoria de Defesa Agropecuária seja comunicada. O registro de boletim de ocorrência junto à Polícia também é um dos processos indicados, diante da suspeitar de morte por envenenamento. Ouça a entrevista.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais