BABM flagra caso de poluição em Nicolau Vergueiro
Dejetos de criação de gado leiteiro desaguavam em curso d'água
Na tarde da quarta-feira, 24/12, a Brigada Militar, por meio de uma equipe do 3º Batalhão Ambiental, flagrou um caso de poluição no município de Nicolau Vergueiro.
A ação ocorreu após uma denúncia de vazamento de dejetos de um empreendimento de criação de gado leiteiro, em sistema de confinamento. Os dejetos escorriam em direção à Barragem de Ernestina.
Durante a vistoria, constatou-se que a propriedade possuía lagoas de tratamento de efluentes com sistema de esvaziamento por tubulação, conduzindo os resíduos líquidos in natura para valas que desaguam em um curso d’água, o qual desemboca no rio Povinho e logo após na Barragem de Ernestina.
Segundo o batalhão, a licença de instalação prévia apresentada, proibia lançamentos de dejetos em recursos hídricos e vedava extravasamento de dejetos líquidos fora das contenções. No momento da fiscalização, não foi apresentada a Licença de Operação , configurando, também, irregularidade ambiental.
Diante dos fatos constatados, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial e o responsável responderá pelo crime ambiental e deverá sanar o vazamento que impacta diretamente o ecossistema local.
Comentários