Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

PF deflagra operação em Terra Indígena de Cacique Doble

por João Pedro Varal Tartari

Operação "Menés" busca apurar circunstâncias de homicídio de adolescente

Foto: Divulgação/Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, 20/03, uma nova fase da Operação “Menés”. A ação teria como intuito restabelecer a ordem pública, além de apurar autoria e circunstâncias do homicídio de uma menina de 13 anos e a tentativa de homicídio de dois jovens indígenas de 15 e 23 anos.

Os fatos ocorreram em 04/12/2023. De acordo com a Polícia Federal, os episódios seriam "motivados pela disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble".

A operação deve mobilizar cerca de 70 policiais federais e 60 integrantes do Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão (5 preventivas e 6 temporárias). Os decretos foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.

Relembre o caso

Segundo a PF, os conflitos na reserva indígena teve início em agosto de 2022, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de arma de fogo. Durante a investigação, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente.

Uma nova liderança teria se estabelecido, composta por integrantes do grupo opositor, que, de acordo com a Polícia Federal, não foi aceita pelos apoiadores do cacique anterior. A disputa pelo poder gerou um conflito permanente entre os dois grupos rivais. Desenvolveu-se um intenso nível de insegurança, que causou fechamento de aulas e posto de saúde da comunidade em um período de 2023.

Segundo a PF, o conflito já resultou em três mortos em eventos diferentes, além de várias tentativas de homicídio. Um dos registros seria o assassinato da adolescente de 13 anos, no final de 2023.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais