Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Operação Anjos da Lei para combater tráfico em proximidades de escolas é deflagrada no RS, SC e PR

por Liliana Trentini

Cerca de 316 pessoas foram presas/apreendidas durante o cumprimento de 616 ordens judiciais no RS, SC e PR

Foto: Divulgação: Polícia Civil

Operação de combate o tráfico de drogas próximo a escolas é deflagrada de forma simultânea e sincronizada entre as Polícias Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação batizada com o nome de Anjos da Lei tem como principal objetivo evitar que drogas cheguem ao ambiente escolar. No Rio Grande do Sul, na quarta e nesta quinta-feira, 14/05, a Polícia Civil cumpriu 308 ordens judiciais, totalizando 110 pessoas presas e 20 adolescentes apreendidos. Setenta e nove armas, 87 quilos de maconha e 667 gramas de cocaína, além de outros tipos de drogas foram apreendidos.

Ao todo, nos três estados, 316 pessoas foram presas/apreendidas por envolvimento com o tráfico de drogas nas proximidades das escolas. Pelo menos duas prisões ocorreram em Marau: J.C.Q., de 18 anos (com antecedente por furto qualificado) e J.J.M, de 27 anos, (com diversos antecedentes de tráfico). Ambos foram enquadrados nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O ponto de drogas onde eles atuavam estava nas imediações de escolas e de uma entidade beneficente. Após os procedimentos legais, os homens foram encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo.

SAIBA MAIS SOBRE A OPERAÇÃO

A Operação Anjos da Lei teve início no mês de março do ano de 2011 , no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em 2016 passou a ser realizada por todos os departamentos da Polícia Civil gaúcha. Segundo o Subchefe de Polícia, Delegado Leonel Fagundes Carivali, coordenador da operação no Rio grande do Sul, a Operação Anjos da Lei é uma ação policial especial e permanente contra o tráfico de drogas nas imediações de escolas, unindo repressão e prevenção.

A Operação Anjos da Lei tornou-se prioridade, pois é no ambiente escolar que se encontram os jovens e crianças que são os alvos mais vulneráveis para a atuação e influência do tráfico de drogas, no consumo ou em atividade do tráfico. Na parte da aplicação da Lei de Drogas, além dos crimes de tráfico de drogas e eventualmente associação para o tráfico, também responderá o criminoso que estiver traficando nas imediações de escola pelo artigo 40, III da Lei de Drogas, que traz a previsão de aumento de pena de 1/6 até 2/3.

No Rio Grande do Sul, nos dias de ontem e hoje, a Polícia Civil gaúcha participou da Operação Anjos da Lei por meio do Departamento de Polícia do Interior, Departamento de Polícia Metropolitana e Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, empregando 737 policiais. Foram cumpridas 308 ordens judiciais no estado, totalizando 110 presos e 20 adolescentes apreendidos. Setenta e nove armas, 87 quilos de maconha e 667 gramas de cocaína, além de outros tipos de drogas foram apreendidos.

Em Santa Catarina, foram cumpridas 184 ordens judiciais, resultando na prisão de 103 pessoas e na apreensão de cinco adolescentes. Sessenta quilos de maconha, dez quilos de cocaína, outros tipos de drogas e 20 armas foram apreendidas. No Paraná 69 pessoas foram presas e nove adolescentes foram apreendidos durante o cumprimento de 124 ordens judiciais. Dentre as drogas apreendidas estão 150 quilos de maconha e 671 gramas de cocaína. Onze armas foram apreendidas.

Ao todo, 316 pessoas foram presas/apreendidas por envolvimento com o tráfico de drogas nas proximidades das escolas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo o Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia e Chefe de Polícia do RS, Delegado Emerson Wendt, a ação das Polícias Civis dos estados do Sul representa "um verdadeiro enfrentamento à criminalidade que, organizadamente, procura ocupar espaços próximos de ambientes escolares e vulneráveis à ação criminosa e a população precisa estar atenta a isso e denunciar, auxiliando a Polícia Civil a fazer seu papel. O crime organizado procura explorar todos espaços e cabe à Polícia Civil efetivar ações fortes no sentido de minimizar o problema gerado pelo tráfico de drogas".

Total de ordens judiciais: 616
Paraná: 124
SC: 184
RS: 308 (DPI 206; Denarc 17; DPM 85)

Total de armas: 110  (armas de fogo e outras)
Paraná: 11
SC: 20
RS: 79 (DPI 69; Denarc 4; DPM 6)

Total de presos e adolescentes: 316 entre presos e adolescentes (280 presos e 34 adolescentes)
Paraná: 78 (69 + 9 adolescentes)
SC: 108 (103 + 5 adolescentes)
RS: 130 (110 + 20 adolescentes)
* duas em Marau

Total de drogas: 297 kg de maconha e 11,3 kg de cocaína
Paraná: 150 kg de maconha; 671 gramas de cocaÍna
SC: 60 kg de maconha e 10 kg de cocaÍna
RS: 87 kg de maconha e 667 gramas de cocaÍna (DPI 50 kg de maconha e 140 gr de cocaína; Denarc 33 kg de maconha e 250 gr de cocaína; DPM 4 kg de maconha e 277 gr de cocaína).

Fonte: Polícia Civil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais