Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

BM realiza policiamento em escolas de Marau

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Visitas devem ocorrer em todo o RS

Foto: Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada

Diversas divisões da Brigada Militar (BM) realizam policiamento e vistas nas escolas ao longo desta terça-feira, 11/04. A informação foi confirmada à Tua Rádio Alvorada pelo sargento Valcir Moreschi, do 3º Esquadrão da Brigada Militar de Marau. 

Segundo Moreschi, quartéis do Rio Grande do Sul (RS) foram fechados para o cumprimento da operação. “O governo estadual, preocupado com os últimos acontecimentos nas escolas, fechou o expediente de todos os quartéis”, afirmou, complementando que os oficiais estão “na rua para fazermos policiamento e visita nas escolas o dia todo”. As aulas seguem ocorrendo normalmente no Estado. 

O sargento Dieison Largura é o responsável por coordenar as atividades de patrulhamento durante a manhã desta terça. À Tua Rádio, ele afirmou que a operação tem um caráter de prevenção e orientação às diretorias e professores. O grupo deve passar por todas as escolas do município – na zona urbana e rural.  

Largura ainda dá instruções sobre como agir caso receba algum tipo de informação sobre possíveis situações de risco à comunidade escolar. “A gente tem uma equipe de inteligência que faz esse levantamento, esse trabalho de investigação mais a fundo. Mas a gente pede que, se receber um áudio, se receber uma informação nesse sentido, que informe os veículos de emergência, que são a Polícia Civil e a Brigada Militar, para que sejam tomadas as providências.” 

Medidas no RS 

O procedimento partiu de uma determinação do governador do Estado, Eduardo Leite, junto às Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Educação (Seduc). A decisão foi tomada após reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 10/04, com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o comando da Brigada Militar e a chefia da Polícia Civil do RS. 

Em função de supostas ameaças que emergiram em diferentes regiões do Estado e do Brasil, a BM reforçou o patrulhamento em áreas estratégicas. Desde a semana passada, o Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP) e as agências de inteligência das forças de segurança do Estado já vem monitorando a segurança no ambiente escolar no RS. 

Durante encontro, também foi reforçada orientação para que não sejam compartilhadas imagens de ataques em escolas para não estimular atos de violência. A orientação é que, em caso de suspeita, as informações sejam repassadas para denúncia pelos canais da Brigada Militar (190), da Polícia Civil (197) e do Disque-Denúncia (181). Eles funcionam 24h e não há necessidade de se identificar. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais