Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Emater desenvolve ações que valoriza as famílias indígenas da região

por Ana Lúcia Jacomini

Nesta sexta-feira, 19/04, é lembrado o Dia dos Povos Indígenas

São mais 7.500 famílias no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Emater

No Rio Grande do Sul vivem em torno de 7.500 famílias indígenas, das etnias Charrua, Guarani, Kaingang e Xokleng. São 70 municípios com o registro de povos indígenas, segundo a Emater. Na região, há famílias por exemplo, em Água Santa, Cacique Doble, Carazinho, Charrua, Erebango, Erechim, Gentil, Ibiraiaras, Mato Castelhano, Muliterno, Nonoai, Passo Fundo, Planalto, Rio dos Índios, Ronda Alta e Sertão.

Conforme a instituição, com os indígenas são desenvolvidas ações para conhecer, respeitar e valorizar as peculiaridades e modos de vida de cada um dos povos através da extensão rural e social. Nesta sexta-feira, 19/04, é lembrado o Dia dos Povos Indígenas. A antropóloga e extensionista da Emater, Mariana de Andrade Soares, lista, entre as ações realizadas, o acesso às políticas públicas dessas famílias indígenas e suas comunidades, respeitando sua autonomia e seu protagonismo em relação às suas perspectivas e projetos de vida.

A instituição presta suporte no desenvolvimento de projetos individuais e coletivos, para o acesso e melhoria da renda, com olhar atento às mulheres, jovens e idosos. “Através da assistência técnica e extensão rural e social, a Emater busca reduzir a dependência externa de alimentos, o resgate, manutenção e garantia de alimentos limpos, saudáveis e de acordo com a dieta alimentar das famílias indígenas, sempre respeitando o valorizando os modos de vida dessas comunidades”, explica Mariana.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais