Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Taxa de abusos sexuais contra crianças registrados em Marau é de quase dois casos por mês

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Média leva em conta suspeitas de violência sexual e de exploração sexual atendidas pelo Conselho Tutelar em 2022

Foto: Reprodução/Canva

A média de casos suspeitos de abuso sexual contra crianças atingiu 1,92 por mês em Marau no ano de 2022. Os cálculos foram realizados pela equipe da Tua Rádio Alvorada com base em dados foram divulgados pelo Conselho Tutelar Marau nesta terça-feira, 03/01, disponíveis neste link. Ao todo, a entidade registrou 23 casos – sendo 19 de suspeita de violência sexual e 4 de suspeita de exploração sexual. O pico dos registros foi em novembro.

Em entrevista à Tua Rádio, a presidente Conselho Tutelar Marau, Neulfanes Girardi, relatou que os números alertaram a equipe da entidade de defesa da criança e do adolescente. “Todo o abuso, normalmente, ele acontece dentro da mesma família com pais, com avós, com padrastos. Então tem que ter um cuidado redobrado em quem você vai colocar dentro de casa e com quem você vai deixar o seu filho, essa criança. Porque a criança, muitas vezes, ela é inocente, ela não tem a noção do que está acontecendo.” 

O número de casos corresponde apenas às ocorrências registradas pelo Conselho, podendo ser maior, dada a quantidade de casos que não são notificados. Neulfanes explica que isso pode estar relacionado a falta de entendimento que as pessoas têm desse tipo de situação. “O simples fato de tocar, de passar a mão, de aliciar, é um abuso – e, muitas vezes, as pessoas não têm esse entendimento, né, elas acham que abuso é só o fato consumado, mas não é isso”, complementa.

“Os números aumentaram bastante” 

Referindo-se ao total de casos, a presidente do Conselho Tutelar comenta que os números aumentaram bastante. “Todos os nossos atendimentos foram 1.538, em 2020, ano de pandemia. Em 2021, já teve um aumento: foram 1.779. Em 2022, outro aumento, bem pouquinho mais significativo, de 1.840 atendimentos.” 

O número total ainda não contabiliza as orientações realizadas via celular. “São números que realmente passam na sede do conselho”, alega Neulfanes.


Ouça à entrevista na íntegra no player de áudio, clicando no ícone "ouvir notícia", abaixo do título desta matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais