Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Com queda recorde de homicídios e roubos, RS tem o mês mais seguro da série histórica

por Larissa Macena

Em março, principais crimes atingiram os menores patamares desde 2010, quando os dados começaram a ser contabilizados

Foto: Foto: Gabriel Centeno-SSP

O Estado do Rio Grande do Sul apresentou uma redução histórica nos homicídios em março de 2024. Em comparação com o mesmo período de 2023, a queda foi de 40%, passando de 172 crimes para 103.

O índice alcançado no principal indicador de criminalidade é o menor em comparação com qualquer outro mês desde o início da série histórica. Ao se considerar os recordes de baixas nos roubos a pedestres e de veículos, março pode ser considerado o mês mais seguro no Estado desde 2010, quando os dados começaram a ser mensurados.

O titular da Secretaria da Segurança Pública, Sandro Caron, reforça o compromisso das instituições da pasta para reduzir cada vez mais os indicadores de criminalidade.

“As ações integradas da Brigada Militar e da Polícia Civil têm sido essenciais para a redução dos crimes no Estado. Destaco o trabalho de cada homem e mulher da segurança pública para a obtenção dos resultados e reforço que vamos apertar ainda mais o cerco contra o crime organizado para reduzir os índices ainda mais”.

É o segundo mês consecutivo que o RS apresenta queda nos homicídios. Porto Alegre segue como grande destaque positivo, com 73% de redução em relação a março de 2023. Outros municípios apresentaram reduções expressivas, como Passo Fundo (64%) e Tramandaí (83%). Se forem considerados os 23 municípios abrangidos pelo programa RS Seguro, que foca naqueles mais populosos e estratégicos, a queda foi de 56%.

A queda expressiva dos homicídios em março resultou em uma redução do acumulado até o momento. O primeiro trimestre de 2024 teve 52 casos a menos do que o mesmo período de 2023, uma queda de 10%. No caso dos municípios do RS Seguro, a queda foi de 17%.

Outro crime contra a vida acompanhado com rigor pelas forças de segurança é o latrocínio (roubo seguido de morte). Em março, o indicador não teve variação estatística, tendo sido registrados seis casos tanto em 2023 e 2024. No trimestre, o índice teve redução de 31%. Foram 16 casos em 2023 contra 11 em 2024.

Redução da violência contra a mulher

Em comparação com o mesmo período do ano passado, os feminicídios tiveram uma queda expressiva de 70% em março. Enquanto em 2023 foram registrados 10 casos de morte de mulheres em razão de gênero, neste ano foram três. Nenhuma das vítimas estava sob medida protetiva de urgência.No trimestre, a redução foi de 19%, comparando os 26 registros de 2023 com as 21 ocorrências em 2024.

Reduções históricas nos crimes patrimoniais

Entre as prioridades das forças de segurança está a redução dos crimes patrimoniais. Roubos e furtos impactam diretamente na sensação de segurança e na qualidade de vida da população. Os principais índices avaliados têm apresentado quedas históricas.

Pela sétima vez consecutiva, o número de crimes de roubo a pedestre é o menor já registrado. Os 1.411 casos registrados em março significam uma redução de 44% em comparação com o mesmo mês em 2023.

Os roubos de veículos também registraram o menor total em relação a qualquer mês já registrado. Foram 211 casos contabilizados em março, uma redução de 48% em relação ao mesmo período de 2023. O trimestre também encerrou em queda. Enquanto no ano passado mais de mil veículos foram roubados, no primeiro trimestre de 2024 foram registrados 759 casos, uma queda de 37%.

Em Porto Alegre, houve 73 registros de roubos de veículos no mês, uma redução de 54% em comparação com os 157 casos registrados no mesmo período de 2023. Assim como no Estado, esse é o menor total da série histórica também na Capital.

As ocorrências em estabelecimentos comerciais e no transporte coletivo também tiveram importante redução no mês de março. A redução de ocorrências no comércio foi de 29%. No transporte público, a queda foi mais expressiva, com 66% de redução.

Crimes no campo seguem em baixa em todo o Estado

A segurança para o agronegócio também é prioridade das autoridades, já que a atividade é uma das principais matrizes econômicas do Estado. Tanto o mês de março quanto o primeiro trimestre terminaram com quedas expressivas nos crimes de abigeato (furtos cometidos no campo). No mês, a redução foi de 29%. Desde janeiro, esse tipo de crime acumula queda de 26,5%.

Nos últimos anos, foram criadas as Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), cujo trabalho é realizado atualmente em quatro unidades regionais, e a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol). A Brigada Militar tem atuação permanente de policiamento e gestão em áreas rurais e de fronteira.

Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais