Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Projeto de Lei institui mês dedicado à promoção da saúde mental em Marau

por Ana Lúcia Jacomini

As atividades se concentrarão no mês de setembro, o chamado "Setembro Amarelo"

(Foto: Divulgação/CV Marau)
Foto: Divulgação

Marau passa a ter um mês inteiro dedicado à prevenção da saúde mental e combate ao suicídio. Isto porque nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Edgar Chimento (MDB), que institui o chamado “Setembro Amarelo” no município.

“Elaborei este projeto com o intuito de trabalharmos de forma mais aberta e ampla esta questão do suicídio. Todos tivemos amigos ou conhecidos que já partiram em função desta doença. Se nós tivermos essa consciência de que precisamos discutir mais a fundo o assunto, talvez possamos ali na frente estar salvando vidas”, explicou o Vereador Chimento.

O projeto tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde, educação e assistência social, para que identifiquem comportamentos suicidas, orientem a população e divulguem canais de atendimento, além de promover o acompanhamento das pessoas que atentaram contra a própria vida. As atividades a serem realizadas no mês de setembro estrão a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Ainda segundo o próprio Vereador Chimento, a iniciativa para a criação do projeto veio de três jovens profissionais marauenses que procuraram a Administração para expor suas ideias. Ana Paula Bona, Taimara Foresti e Jonas Guerra são acadêmicos egressos da Universidade de Passo Fundo e participaram, em abril deste ano, do Startup Day. Um evento que envolveu 198 competidores em diversas atividades de inovação e empreendedorismo durante uma maratona de 24 horas de programação. A equipe  Atlantis, a qual os marauenses integravam, sagrou-se campeã com o projeto “Sistema Comma, para prevenção ao suicídio e incentivo à saúde mental”. 

“A nossa ideia foi criar um software que faz uma predição para prevenção dos suicídio. Alcançamos o maior número de pontos no Startup e isso nos fez querer realmente ajudar. Foi então que procuramos a Administração Municipal para expor este trabalho e a partir daí chegamos até o Vereador Edgar Chimento que nos abriu esta possibilidade com a criação deste projeto”, explica a arquiteta Ana Paula Bona. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais