Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dia Mundial sem Tabaco: combate ao fumo é fomentado pelo Nasf em Marau

por Camila Agostini

Nos grupos de cessação do tabagismo, estatísticas são animadoras

Foto: Camila Agostini / rdalvorada

Criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, o Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio - reforça as ações de prevenção ao fumo, além de servir como um alerta sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Segundo à entidade, uma epidemia global mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos e dessas, mais de 600 mil são fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes.

Em Marau, o combate ao tabagismo é fomentado pelo Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família que atua junto às unidades da Estratégia de Saúde da Família – ESF. O assunto foi abordado no estúdio da Rádio Alvorada, em entrevista com as integrantes do Núcleo, Raquel de Amorin e Jaqueline Stümer. O trabalho de prevenção é realizado através da promoção de grupos de cessação do tabagismo.

Na prática, a procura ocorre por demanda espontânea e as ações iniciam a partir do momento em que os interessados em integrar os trabalhos formem um grupo com um número ideal de pessoas. As atividades ocorrem com base em protocolo do Ministério da Saúde, cujo cronograma se constitui de quatro encontros presenciais, cada qual com uma temática diferenciada que têm como propósito essencial, a sensibilização dos fumantes para que abandonem o vício. Segundo as integrantes do Nasf, a procura da população tem sido grande. Os grupos já concluíram as ações junto a três equipes. O trabalho está em andamento no ESF Central II e nesta terça-feira, 31/05, um novo grupo inicia as atividades no ESF Santa Helena. Na quinta-feira, 02/06, outro grupo se forma no Centro Social Urbano e para agosto, a implantação deve acontecer no ESF Planalto.

Em 2015, 71% das pessoas que aderiram ao programa pararam de fumar. Em 2016, as estatísticas ainda são parciais – confirma os dados acompanhando a entrevista no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais