Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

No RS, vacinação contra a gripe inicia no dia 10/04 para crianças e gestantes

por Camila Agostini

Em 2019, faixa etária das crianças foi ampliada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

A campanha de vacinação contra a gripe começará mais cedo no Rio Grande do Sul neste ano. Assim como os outros dois estados da Região Sul, a estratégia será iniciada em 10/04, cinco dias antes do restante do país. Entre os dias 10 e 18, a campanha será direcionada, prioritariamente, para o público das gestantes e das crianças, que neste ano teve a faixa etária estendida, abrangendo agora as maiores de 6 meses e menores de 6 anos de idade. A partir do dia 22, os demais grupos - como as pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores - poderão procurar a dose nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado. No total, são mais de 3,7 milhões de pessoas elegíveis para a vacina, e a meta é alcançar 90% delas.

As crianças e gestantes foram priorizadas para a campanha neste ano já que foram as que menos se vacinaram em 2018. Os dois grupos puxaram para baixo a cobertura no Estado ano passado, que fechou em 85% do total de pessoas elegíveis para a campanha. As crianças (que na época eram imunizadas as com até 5 anos), tiveram índice de 67% enquanto nas gestantes o resultado ficou em 72%.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância em se repetir a dose nesta temporada.

A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A recomendação é que seja administrada ainda durante a campanha. Como o imuno leva em torno de 15 dias até gerar proteção ao organismo, com a vacinação neste período, a pessoa já chegaria mais segura ao inverno, época do ano na qual a circulação da doença aumenta.

Informações: saude.rs.gov.br

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais