Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Com o fim dos drives, vacinação será centralizada em novo endereço

por Camila Agostini

Imunização será realizada no subsolo da unidade da ESF Central I e II

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

A partir do mês de abril, a aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 e demais imunizantes previstos para o esquema vacinal de adultos será realizada em novo endereço, no subsolo da unidade da ESF Central I e II, localizada na rua Alberto Balardin, paralela à Rua Honorino Pereira Borges. O horário de atendimento ocorre pela manhã, das 7h30 às 11h30, e à tarde, das 13h às 17h. 

O último drive-thru de vacinação ocorre nesta quinta-feira, 31/03, das 8h às 13h, no Parque Lauro Ricieri Bortolon. Na data serão oferecidas vacinas de terceiras doses para quem recebeu a segunda dose até 15 de dezembro de 2021. Na oportunidade serão também aplicadas, pela primeira vez, as quartas doses para as pessoas com 80 anos ou mais. A nova aplicação é recomendada quatro meses após a dose de reforço. Importante destacar que se o idoso está com alguma outra dose em atraso, ele deve primeiro completar o esquema (primário ou reforço), dentro dos prazos referentes à vacina recebida.

O monitoramento dos casos e óbitos de covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde aponta para o aumento da incidência na faixa etária acima de 80 anos de idade, o que demonstra uma tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados após alguns meses. A redução da efetividade das plataformas vacinais em idosos pode ser explicada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico (imunosenescência). Conforme levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a faixa etária acima dos 80 anos foi a com maior registro de internações e óbitos por covid-19 neste mês de março.

A vacinação de crianças também será centralizada em um só local. Para crianças com entre 5 e 11 anos, a imunização ocorre de terça a sexta-feira, das 7h30 às 16h, no Centro de Criança e do Idoso, ao lado do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a enfermeira, Fernanda Garbin, responsável pelas ações em saúde, da Secretaria de Saúde de Marau, é importante destacar que a partir de agora, não haverá mais chamamento para a vacinação. “Mais que nunca, as pessoas devem observar a carteirinha de vacinação para identificar o momento de realizar a aplicação das vacinas e doses de reforços”. Havendo a necessidade de novas instruções, a Secretaria de Saúde realizará a devida divulgação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais