Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Marau vai priorizar estoque para que não falte medicamentos em 2019

por Camila Agostini

Secretário Douglas Kurtz fala sobre principais metas da Saúde para o próximo ano

Foto: Divulgação Prefeitura de Marau

Para o secretário de Saúde de Marau, Douglas Kurtz, a grande meta da pasta para os próximos anos é ampliar investimentos na saúde preventiva. Ao avaliar as ações realizadas no setor em 2018, o secretário apresentou números atualizados com relação aos atendimentos médicos do serviço público. Foram cerca de 90mil ao longo dos últimos 12 meses. Somados aos mais de 30 mil atendimentos registrados na Emergência do Hospital Cristo Redentor , chega-se à marca de 120 mil acolhimentos.  Trata-se de um indicador negativo, diz o secretário que insiste na necessidade de estabelecer mudanças para que o acesso à saúde curativa não se sobressaia à prevenção.

Atualmente, através da Estratégia de Saúde da Família, Marau mantém 12 unidades de atendimento, todas elas assistidas por um médico. O número de profissionais que atuam neste período final do ano, porém, é reduzido, por conta do encerramento de contratos emergenciais. Um novo trâmite, no entanto, está em fase de conclusão para que ainda em janeiro próximo o atendimento seja normalizado.  Douglas Kurtz destaca, ainda, que por meio do Programa Mais Médicos, duas vagas foram disponibilizadas para Marau, mas apenas uma médica, que atende o posto do Bairro São José Operário, se habilitou para a função.     

Para o ano de 2019, a Secretaria de Saúde trabalha sob a perspectiva de que seja concluída a obra de construção de um novo prédio que vai unificar o atendimento nos bairros Constante Fuga e Santa Helena. Também é meta do responsável pela pasta colocar em funcionamento o Centro de Atendimento a Criança e ao Idoso, que será instalado na Rua Honorino Pereira Borges, próximo ao Corpo de Bombeiros. Mas a prioridade maior, ressalta o secretário, é ampliar os estoques de medicamentos para que nenhum item da lista básica esteja em falta. “Este é um compromisso que assumimos para 2019”, afirma Douglas.  A íntegra da entrevista você acompanha no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais