Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Simers e Associação Brasileira de Psiquiatria firmam parceria para fortalecer o segmento

por Ana Lúcia Jacomini

Um dos focos será a campanha do Setembro Amarelo, voltado à saúde mental

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Internet

Uma parceria entre o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para defender e fortalecer o segmento no país, foi firmada neste mês. O acordo foi feito entre o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo. A intenção já havia sido tratada durante encontro no mês de março, durante encontro entre o diretor de interior do Simers e psiquiatra, Fernando Uberti, o presidente da ABP e também vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski.

O objetivo da parceria é a defesa da psiquiatria e do psiquiatra, na forma das grandes discussões envolvendo a parcela cada vez maior da população que passa por sofrimento psiquiátrico. Pelo acordo, as duas entidades querem avançar em assuntos comuns, como a atualização da legislação vigente sobre a assistência em saúde mental, entre outras ações. O Simers e a ABP querem ampliar a atuação na área política, na realização e apoio mútuo de eventos; na realização e pesquisa de dados sobre a saúde psiquiátrica de médicos, estudantes de Medicina e sociedade em geral; na participação em espaços de debate e decisão sobre psiquiatria e saúde mental em instituições como Assembleias Legislativas e Ministério Público e na participação em campanhas como a do Setembro Amarelo.

Também ficou acertado que o Simers atuará como apoiador institucional do 38º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, promovido pela ABP, que ocorrerá no Rio Grande do Sul em outubro, em Porto Alegre. O diretor Fernando Uberti é um dos integrantes do comitê organizador local do evento. Na ocasião, segundo ele, serão debatidos temas como o desabastecimento de medicamentos, fechamento de leitos psiquiátricos e a valorização do psiquiatra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais