Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Marau volta a ultrapassar 400 casos positivos de COVID-19

por João Pedro Varal Tartari

Município ainda registrou três internações nesta quarta-feira, 28/12

Foto: Divulgação

Segundo informações apuradas pela nossa reportagem junto à Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas que positivaram para COVID-19 em Marau voltou a crescer. Ao todo, nesta quarta-feira, 28/12, o município registrou 453 casos positivos. 

Três dos casos evoluíram para uma condição mais grave e demandaram internações no Hospital Cristo Redentor (HCR). Quadros representam 0,66% do total de positivos atuais para COVID-19.

Segundo o secretário da Saúde, Douglas Kurtz, as recomendações seguem as mesmas: uso de máscaras em ambientes de saúde e higienização pessoal com álcool em gel.

Órfãos da pandemia

As mortes causadas pela pandemia de COVID-19 deixaram 40.830 crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil. Os dados foram publicados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O número de crianças equivale a aproximadamente 89,69% da população do município de Marau/RS, com base na última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Descontando-se a quantidade de jovens que ficaram órfãos do total de habitantes de Marau, restariam apenas 4.693 crianças e adolescentes com mãe. 

O dado sobre órfãos é uma parte da análise dos pesquisadores sobre a mortalidade causada pela pandemia de COVID-19 em toda a população. Outro ponto destacado pelo estudo é que a doença foi responsável por mais de um terço de todas as mortes de mulheres relacionadas a complicações no parto. 

Os pesquisadores calculam que, em 2020 e 2021, a COVID-19 foi responsável por 19% de todas as mortes registradas no Brasil. O dado equivale a quase um quinto do total de mortes no período. Durante o pico da pandemia, em março de 2021, o país chegou a contabilizar quase 4 mil óbitos pela doença por dia. Voltando a comparar os índices com os números de Marau, seria como se cerca 8,8% habitantes do município morressem diariamente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais