Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

“Dezembro Laranja” alerta para a grande incidência do Câncer de Pele

por Ana Lúcia Jacomini

​Especialista do Hospital São Vicente de Paulo destaca campanha que visa a prevenção e o diagnóstico precoce da doença

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 33% de todos os tumores malignos registrados no país, com 185 mil novos casos ao ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A alta incidência de diagnósticos e a necessidade de informar a sociedade sobre o tema motivaram, em 2014, a criação de uma campanha chamada “Dezembro Laranja”. A dermatologista do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Juliana Mazzoleni Stramari, diz que o movimento quer mostrar que a prevenção é a melhor forma de combate à doença. 

Importância da campanha “Dezembro Laranja”?

Dezembro é um período de grande exposição solar, porque no verão as pessoas tiram férias e realizam mais atividades ao ar livre. Por isso, usamos este mês para conscientizar a todos sobre os cuidados e assim evitar uma doença que é bastante prevalente no país. 

Forma de prevenir a doença? 

A aplicação diária do protetor solar, com um fator de pelo menos 30, é um cuidado básico que previne o surgimento da doença. Além disso, recomendamos o uso de chapéus com abas largas, roupas de algodão, óculos de sol e que se evite a exposição solar das 10 às 16 horas.

Sinais de alerta para o câncer de pele? 

Preste atenção em feridas que não cicatrizam e lesões avermelhadas, com crostas e que sangram facilmente, e também em pintas que tenham mais de uma cor, formato irregular e que aumentem de tamanho. Isso é muito importante já que as taxas de cura são superiores a 90%, se o câncer de pele for diagnosticado e tratado precocemente.

Como é realizado o tratamento?

O principal tratamento é a remoção cirúrgica, em seguida a lesão é analisada por um patologista, mas somente a biópsia é que vai determinar se serão necessários outros tratamentos complementares, como a radioterapia, a quimioterapia e a imunoterapia. 

EXAMES DERMATOLÓGICOS GRATUITOS

Em 02 de dezembro, o Hospital São Vicente de Paulo e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o apoio da Residência Médica de Dermatologia da UFFS e das Ligas de Dermatologia das Faculdades de Medicina, realizam ações da Campanha “Dezembro Laranja” no Ambulatório de Especialidades HSVP/UFFS. Os profissionais prestarão esclarecimentos quanto à importância de adotar medidas preventivas ao câncer de pele.

A médica coordenadora da campanha em Passo Fundo informa que serão distribuídas 200 fichas para o atendimento, por ordem de chegada, a partir das 9 horas. Na oportunidade, vão ser realizados exames dermatológicos gratuitos para verificação de lesões, mas não haverá nenhum tipo de tratamento. “Pessoas identificadas com a suspeita para a doença serão encaminhadas, com urgência, para consultas com os especialistas da área via Secretaria da Saúde”, explicou a Dra. Juliana Mazzoleni Stramari.

Serviço

Exame Dermatológico Gratuito

Data: 2 de dezembro de 2023

Horários: 9h (entrega de fichas)

Local: Ambulatório de Especialidades HSVP/UFFS - Rua Teixeira Soares, nº 647

Dúvidas: (54) 2103 4029

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais