Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

“Teremos a oportunidade de erradicar a hepatite C até 2030”

por Camila Agostini

Neste sábado, 28/07, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Foto: Tua Rádio Alvorada

Instituído em 2012 pela Organização Mundial da Saúde – OMS, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28/07, representa um incentivo à conscientização para o eficiente enfrentamento da doença, principalmente quanto ao tratamento e à prevenção.

Em Marau, o sistema público municipal de saúde oferece amparo aos portadores de hepatites através de ações para o atendimento clínico e de acompanhamento pessoal e familiar. O trabalho é reforçado pela atuação da Associação Marauense de Hepatites Virais – AMHE-C que, desde sua fundação, em 2005, por meio de encontros e iniciativas de integração, promove condições diferenciadas para dar suporte no combate à doença.

A realidade do município é vista com otimismo pela comunidade médica. O médico Mateo Foresti Casagrande está entre os profissionais que acompanham a rotina dos marauenses portadores de hepatites. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, ele traz uma mensagem positiva para este dia de enfrentamento à hepatite C. “Teremos a oportunidade de erradicar a hepatite C até 2030”, confirmou Mateo aos ouvintes e demais integrantes da bancada formada também por Lisiane Dalagnese, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Marau, Alessandra Gomes e Ademar Franceschetto, membros da AMEH-C.

A procura pela associação, segundo Alessandra, tem sido cada vez menor: “Nós vivemos uma realidade bem diferente daquela de quando fundamos a AMHE-C. Hoje temos acesso facilitado a medicamentos e, praticamente, sem efeitos colaterais, temos um atendimento excelente. Mas, claro, nosso grupo continua este trabalho de acolhimento em parceria com a Secretaria de Saúde e buscamos melhorias, sempre”.

A prevenção, no entanto, ainda é o melhor caminho. Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça. fadiga, vômitos e pele amarelada. Mas em muitos casos, a doença é silenciosa e a pessoa somente descobre o diagnóstico após a realização de exames específicos. Acompanhe a entrevista no player de áudio e conheça outros detalhes apresentados pelos convidados.

A comunidade marauense pode colaborar com a AMHE-C. A entidade é uma das beneficiadas com recursos angariados através da Feijoada da Família. O almoço será realizado no CTG Sentinelas do Pago e os ingressos podem ser adquiridos a R$20,00 com os organizadores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9 9948 0076.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais