Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Como fazer do alimento o seu remédio

por Camila Agostini

Curso de Culinária Preventiva acontece na Cozinha da Gy, em Veranópolis

Foto: Divulgação

A Cozinha da Gy, Secretaria de Turismo de Veranópolis e o SEGH – Região Uva e Vinho estão organizando, em Veranópolis, o curso Culinária Preventiva – Faça do alimento o seu remédio, com a nutricionista Fernanda Bortolon, da Clínica Nutrissoma e da empresa Lanchinhos da Nutri, de Porto Alegre. O curso acontecerá no sábado, 20/08, das 14h às 18h, na Cozinha da Gy (rua Flores da Cunha, 708, Centro).

Durante o curso, a nutricionista trará informações sobre alimentos funcionais e receitas para a sua utilização com proveito dos compostos bioativos, que atuam na prevenção e auxiliam no tratamento de algumas doenças, como o câncer. Hoje, o câncer é a segunda causa de morte no Brasil. Alguns tipos da doença estão associados aos hábitos alimentares, como por exemplo o câncer de mama e o câncer cólon. Os alimentos certos são capazes também de amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia. As receitas que Fernanda ensinará no curso serão preparadas no dia e degustadas pelos participantes.

O curso propõe levar à mesa os conhecimentos da nutrição clínica, em forma de receitas e dicas para transformar o alimento em remédio. “Não adianta apenas tratar os sintomas nutricionais depois que eles se manifestam. O mais importante é preveni-los”, afirma Fernanda. Ainda, ela explica que antes de iniciar qualquer tratamento de saúde é fundamental o acompanhamento nutricional a fim de minimizar possíveis efeitos colaterais relacionados à nutrição. Um exemplo recorrente nos casos de tratamento do câncer, por exemplo, está relacionado ao quimioterápico fluoracil, que pode ocasionar diarreia. O tratamento nutricional adequado é importante para conhecer os efeitos possíveis dos tratamentos em cada paciente e trabalhar para reduzi-los o máximo possível.

A nutricionista Fernanda Bortolon é especialista e Mestre em Nutriçao e Câncer, e Culinária Preventiva. Em Porto Alegre atende casos clínicos na Clínica Nutrissoma, onde cuida da nutrição de pacientes com câncer e outras doenças. Por isso, neste curso, trará a sua experiência da clínica à prática. Em sua empresa Lanchinhos da Nutri, ela aplica todo o conhecimento clínico em receitas deliciosas que são comercializadas na capital gaúcha.

O curso terá duração 4 horas e os participantes irão degustar as receitas preparadas pela nutricionista. Inclui apostila e certificado de participação. As matrículas poderão ser feitas até o dia 17/08, pelo e-mail[email protected] Matrícula individual: R$ 180,00. As matrículas realizadas até 10 de agosto terão 10% de desconto. Informações: 54 9931.4842

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais