Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projetos de saneamento e água serão prioridades do novo presidente da Funasa

Baixar Áudio por Camila Agostini

À frente do cargo, Ronaldo Nogueira, conversou com a reportagem da Tua Rádio Alvorada

Foto: Daniel Ribeiro

O novo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, anunciou que vai priorizar projeto de saneamento e água, buscando atender o maior número possível de pessoas de baixa renda. A Funasa é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e tem como objetivo promover a saúde por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, fomentando projetos que levem água às comunidades carentes mais longínquas do país.

O presidente, ex-ministro do Trabalho, destaca o capital intelectual da Funasa, concentrado nos 2,2 mil servidores efetivos, divididos entre a unidade central, em Brasília, e as superintendências. “Eles têm proporcionado importantes ações, tanto na área de saneamento como na área de tratamento de esgoto, eu falo a respeito de acesso a agua potável e também no que diz respeito a resíduos sólidos”, diz o presidente.

Para ele, o maior desafio é fazer a boa gestão dos recursos que são escassos, dar continuidade aos convênios que já estão firmados, movimentar com responsabilidade os recursos que estão empenhados e dar sequência às obras já iniciadas: “Nós vamos ter três grandes programas: um programa para a área de tratamento de esgoto, um programa para a área da água potável, água potável para todos e um grande programa para a área da destinação adequada dos resíduos sólidos”.

No entendimento de Ronaldo Nogueira, “os prefeitos querem recursos e a Funasa vai fazer os investimentos, mas primeiro tem que capacitar, primeiro tem que qualificar os municípios”.

Atualmente, a Fundação é responsável por mais de 2,5 mil obras espalhadas no país e, R$ 4,7 bi, em execução orçamentária. A instituição está presente nas 27 unidades da Federação e, tem como competência, promover políticas públicas de saneamento básico nas cidades que tenham até 50 mil habitantes, além, de atender mais de 90% dos municípios brasileiros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais