Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

LIRAA/LIA: Coordenadoria Regional de Saúde realiza fiscalização em Marau

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Levantamento é feito quatro vezes ao ano, nos 62 municípios que compõem a 6ª CRS

Foto: Luiz Carlos Rodrigues de Lima/Tua Rádio Alvorada

Os 62 municípios que compõem a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, têm recebido a visita de agentes do LIRAA/LIA -  Levantamento Rápido de índices para Aedes Aegypti. O trabalho é realizado quatro vezes ao ano e tem como principal objetivo medir o grau de infestação de cada cidade e os riscos de uma possível epidemia de dengue ou chikungunya.  

Durante a passagem por Marau, o biólogo da Coordenadoria Regional da Saúde, Leonardo Seidler de Marchi, concedeu entrevista à emissora. Segundo ele, o LIRAA também serve como um agente fiscalizador do trabalho realizado pelo município, que é responsável pela vistoria nas residências e identificação de possíveis criadouros do mosquito. A expectativa de divulgação dos resultados da pesquisa é de 15 a 20 dias, de acordo com o biólogo. 

O período de transição do frio para o verão é de grande importância para a realização do trabalho, considerando que o mosquito se desenvolve mais rápido no calor. Outro fator destacado por de Marchi, é em relação a estiagem. Normalmente nos anos em que há um período de seca, há também um maior número de casos de dengue, explica ele. Isso acontece porque a população se dedica ao armazenamento de água para futuras estiagens e, nem sempre, realiza o processo de forma adequada, ou seja, com o uso de telas e tampas em caixas d’água e utilização de cloro ou água sanitária. 

Os anos de 2022 e 2023 registraram os maiores índices de casos de dengue no Rio Grande do Sul. Como explica o biólogo, o mosquito leva apenas sete dias para se tornar adulto e picar uma pessoa infectada. A transmissão ocorre no período de uma ou duas semanas e a descoberta da doença leva de 8 a 12 dias. Com isso, reforça ele, é possível a ocorrência de dezenas de casos em apenas um mês. 

A entrevista completa com o biólogo Leonardo Seidler de Marchi está disponível no player de áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais