Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Secretaria de Saúde trabalha na ampliação do teleagendamento para consultas médicas

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação

Com cerca de três anos de funcionamento, o teleagendamento 156 - utilizado para marcar consultas médicas nas Esfs de Marau -  irá passar por uma readequação. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, o secretário de Saúde, Douglas Kurtz, explicou que nesta semana será iniciado o processo de substituição e ampliação de equipamentos. 

A partir disso, será feita também a ampliação gradual do número de atendentes. Atualmente o serviço é realizado por cinco pessoas, responsáveis pelo agendamento de consultas médicas, a expectativa é ampliar o quadro para dez funcionários. Mesmo com a ampliação dos equipamentos, os horários para atendimento seguirão os mesmos. 

A Tua Rádio recebeu algumas reclamações de ouvintes nas últimas semanas. Os relatos eram referentes a demora para atendimento e falta de horários. De acordo com Douglas, isso acontece devido a grande demanda enfrentada pelas unidades, uma vez que a maior parte da população utiliza os serviços das ESFs. 

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde demonstrou que: dos cerca de 50 mil habitantes de Marau, 36 mil buscaram atendimento nas ESFs até outubro. Diariamente são disponibilizadas 120 fichas para consultas médicas, enquanto a média de ligações atendidas no 156 é de 600 pessoas - número referente aos atendimentos realizados no turno da manhã. 

Durante a tarde, as ESFs são voltadas aos atendimentos prioritários: idosos, gestantes, crianças e pessoas portadoras de deficiência - somam uma média de 160 atendimentos. Para essas pessoas, reforça o secretário, o agendamento é feito diretamente na ESF, sem a necessidade de contato pelo 156. 

O secretário reforça que além das ESFs instaladas em cada bairro, os atendimentos são realizados em outras unidades, quando necessário. É o caso do Posto Central, que possui médicos especialistas; do Centro da Criança que atende a população em geral no horário noturno e do próprio Hospital Cristo Redentor, em caso de urgências. 

A entrevista na íntegra com o secretário de Saúde de Marau, Douglas Kurtz, está disponível no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais