Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Parto prematuro: causas e prevenção

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Internet

O parto prematuro é uma condição onde a gestação é interrompida de forma natural ou induzida antes das 37 semanas. Vários fatores podem contribuir para essa interrupção, sendo que eles podem estar relacionados à mãe e também ao bebê. Quem explicou o assunto a Tua Rádio foi à pediatra Roselaine Prestes.

Quando se trata das mães, segundo Roselaine, essa complicação pode estar ligada a alguma infecção ou a alguma doença mais séria, como a diabetes e a pressão alta. A idade materna também pode contribuir. Mães muito jovens, abaixo dos 16 anos, ou mulheres que engravidaram após os 35 anos são mais propensas ao parto prematuro.

A pediatra ainda chamou a atenção para as mães fumantes e aquelas que ingerem bebidas alcoólicas durante a gestação. Segundo ela o bebê que está sendo gerado consome as drogas junto com a mãe e isso pode trazer complicações durante a gravidez e também após o parto. Roselaine explica que no caso de consumo de bebidas alcoólicas a criança pode nascer com a, Síndrome Alcoólica Fetal, onde o bebê apresenta uma dependência ao álcool. O cigarro pode fazer com que a criança nasça muito pequena e o consumo de drogas pode afetar diretamente o cérebro do bebê.  

De acordo com Roselaine, os fatores ligados aos bebês podem estar relacionados principalmente a uma má formação ou ao baixo ganho de peso. Como forma de prevenção a pediatra fala sobre a importância de o pré-natal iniciar antes mesmo da gravidez, assim, alguns fatores maternos podem ser identificados e tratados antes da gestação.

A entrevista completa com Roselaine Prestes está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais