Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hérnias: técnicas e cuidados adequados facilitam o tratamento

por Deise Pagotto

Doença comum exige cuidados e avaliação médica

No HCR, os atendimentos mais comuns são para hérnias umbilicais
Foto: Reprodução/MedPic.org

Muitas pessoas falam em hérnias, mas poucos sabem como elas se desenvolvem, em que “tipo” se encaixam e que sintomas apresentam. Doença comum, principalmente em homens, a hérnia foi o assunto tratado no saúde e bem-estar desta segunda-feira, 24/07.

Em entrevista a Tua Rádio Alvorada, o Doutor Álvaro Gonçalves, falou da doença que é muito comum e que se desenvolve principalmente em pessoas que realizam trabalhos que exigem um esforço físico maior. “A nossa região por ser mais agrícola e por possuir diversos serviços no setor de construção, acaba exigindo dos trabalhadores maior esforço, e é esse esforço que condiciona o rompimento das paredes e causa os caroços, ou seja, o desenvolvimento das hérnias”, explica. Ainda, segundo Álvaro, o paciente pode ter nascido com a hérnia, que se desenvolve ao longo dos anos.  

Segundo Álvaro, podemos desenvolver diversos tipos de hérnias, mas as que mais são diagnosticadas no HCR é a hérnia umbilical (mais na região central do corpo) e a hérnia inguinal (virilha).

A constatação da doença é feita por toque ou através da queixa de fortes dores, ou ainda, através do ultrassom. A retirada das hérnias é realizada através de cirurgia aberta ou por vídeo. “Antigamente corria-se mais riscos ao realizar as cirurgias. Hoje com o aumento da tecnologia e com novos equipamentos, as possibilidades aumentaram e o riscos são quase inexistentes”, tranquiliza Álvaro.

Mas o doutor alerta. “As pessoas não tem a  ideia de que a hérnia pode encarcerar, ou seja, piorar e por isso não procuram auxilio médico. O problema é que essa situação pode gerar uma cirurgia de urgência e os riscos é claro aumentam”, finaliza.

Ouça a entrevista completa no player de áudio.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais