Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

HCR realiza semana interna de prevenção a acidentes de trabalho

por Ana Lúcia Jacomini

O trabalho engrandece o homem e a segurança engrandece a vida, é a temática

Foto: Divulgação/HCR

Uma das ações mais aclamadas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que visa a conscientização dos colaboradores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho ou das doenças ocupacionais. No Hospital Cristo Redentor de Marau, a CIPA Gestão 2021/2022 realiza uma semana de intensas atividades que iniciou nesta segunda-feira, 25/04, e envolve os mais de 230 colaboradores. 

 A partir do tema “O trabalho engrandece o homem. A segurança engrandece a vida”, a programação contempla atividades diversificadas.  A primeira delas, iniciou incentivando a movimentação dos participantes.  Durante os três turnos, a equipe de fisioterapia coordenou atividades de ginástica laboral, promovendo o bem-estar do colaborador.  

A interação virtual também integra ações de conscientização através de audiovisuais.   Uma paródia da música Arranhão- da dupla Henrique e Juliano, foi criada pela comissão. A letra feita criativamente pela equipe, exemplifica os cuidados necessários no ambiente de trabalho, como a utilização adequada de EPI’s- Equipamento de Proteção Individual.  O conteúdo seguinte, igualmente em áudio visual traz a fala da Farmacêutica responsável pelo Serviço de Controle de Infecção e Núcleo de Segurança do Paciente, Lidiane Riva Pagnussat, explica sobre o controle de acesso no ambiente hospitalar. A Técnica em Segurança do Trabalho, Juliana Cicheleiro, também trouxe através de audiovisual, uma mensagem aos colaboradores sobre a segurança do trabalho em âmbito hospitalar.

Já para esta terça-feira, 26/04, a comissão, juntamente com as Nutricionistas, Camila Spenassato e Ângela Maria Berton, promovem um coffee break, no Auditório do hospital, em dois momentos distintos, para promover uma roda de conversa sobre alimentação saudável, de forma a sanar possíveis dúvidas dos colaboradores e compreender os impactos da alimentação no dia-a-dia de trabalho.

Nos dias 27/04, 28/04 e 29/04, a CIPA realizará a especial Dinâmica da SIPAT, com integração dos diferentes setores. O propósito é passar conhecimento sobre Segurança no Trabalho por meio de desafios e jogos. A equipe que obtiver o melhor desempenho no critério de pontos será premiada. A dinâmica será realizada no auditório do hospital. A preocupação com a causa social também integra as ações da SIPAT 2022.  Por isso, foi organizada uma ação solidária, que inclusive busca o incentivo ao desempenho de cada equipe nas atividades propostas da dinâmica.  A cada quilograma de alimento não perecível que o colaborador trouxer, somará um ponto (por quilo) no desempenho final da sua equipe.

Para a presidente da CIPA Gestão 2021/2022, Karina Vieira, a programação neste ano foi pensada para que os colaboradores se sentissem inspirados e parte do todo: “Não é somente mais uma programação tradicional, é um momento em que nós colaboradores somos instigados a pensar na qualidade do trabalho, na importância de estarmos bem física e emocionalmente.  Então quando nossa equipe pensou nesta programação, foi com o intuito de promover de fato o bem-estar. Queremos que aqui no HCR todos se sintam parte, se sintam bem e que aqui seja de fato um ambiente saudável de trabalho”, acrescentou.

 GESTÃO 2021/2022: Fazem parte da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, Gestão 2021/2022, os seguintes colaboradores:  Alessandro Chagas Fim, Dariane Rosa da Silva Gasparin, Érica Meazza de Souza, Jaciara Wegner, Karina Vieira – presidente, Lurdes Stolfo – vice-presidente, Marilei de Oliveira, Natalia Didoné, Natanael de Ávila de Paula – secretário,Nilva Quintina de Lima, Patrícia Sander, Samara Alves da Luz e Thaís Alessandra Schaefer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais