Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Confira o cronograma correto para vacinação de adultos contra a Covid-19

por Taliane Radaelli

Doses estão sendo realizadas na ESF Central I e II

Foto: Divulgação

Desde o início de abril a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19, em adultos, está sendo realizada no subsolo da unidade da ESF Central I e II, localizada na rua Alberto Balardin, paralela à Rua Honorino Pereira Borges. Dessa forma, os drives de vacinação pararam de ser realizados e isso exige maior atenção da população para a aplicação correta da vacina. 

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada a enfermeira responsável pelo setor de ações em saúde da Secretaria de Saúde de Marau, Fernanda Garbin, reforçou o cronograma vacinal para o público adulto:

Intervalo entre 1ª e 2ª dose: Para a aplicação da primeira dose estão sendo utilizados dois imunizantes padrão: Pfizer e Coronavac. Como destaca Fernanda, a escolha por esses imunizantes se dá pelo menor intervalo exigido entre uma dose e outra. Quem recebeu a primeira dose da Coronavac deve aguardar 28 dias para aplicação da segunda dose. Para quem recebeu a primeira aplicação com imunizante da Pfizer o intervalo é de 21 dias. 

Intervalo entre 2ª e 3ª dose: Nesse caso, o intervalo é padrão para todos os imunizantes (Pfizer, Coronavac, Astrazeneca/FioCruz ou Janssen). A aplicação da terceira dose deve ser feita após quatro meses da aplicação da segunda dose, independente do fabricante da vacina. 

Intervalo entre 3ª e 4ª dose: A quarta dose é indicada para idosos com mais de 80 anos, que devem respeitar o intervalo de quatro meses entre a aplicação da terceira e da quarta dose, independente do imunizante. A aplicação também é feita em pessoas com imunodeficiências, nesse caso, o intervalo é de 28 dias entre terceira e quarta dose. 

Terceira dose 

Fernanda ainda ressaltou a importância das doses de reforço. Segundo ela, existem estudos que comprovam que a aplicação de apenas duas doses não é suficiente para que o sistema imunológico ofereça uma proteção eficaz contra casos graves da doença. Dessa forma, quem não possui a terceira dose segue com o esquema vacinal incompleto. 

Neste mesmo período, acontece a aplicação de doses contra o vírus Influenza, causador da gripe. Fernanda destaca que uma vacinação não interfere na outra e o adulto pode realizar inclusive as duas imunizações ( contra a gripe e contra a covid-19) no mesmo dia. O mesmo não acontece com as crianças, que devem respeitar o intervalo de 15 dias, entre uma aplicação e outra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais