Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Mapa preliminar indica mais de 75% da população gaúcha em bandeira vermelha

por Ana Lúcia Jacomini

Região Covid de Passo Fundo também foi classificada com risco alto de contágio

Mapa da 34ª rodada do Distanciamento Controlado
Foto: Divulgação/RS

O Governo do Estado divulgou, nesta sexta-feira de Natal, 25/12, novo mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Com base nos dados da última semana, a Região Covid Passo Fundo, da qual fazem parte os municípios da região do Planalto Gaúcho, foi classificada com bandeira vermelha de risco alto para contágio do vírus. A região já estava classificada com bandeira vermelha pelo governo estadual porém, pelo sistema de cogestão, os municípios puderam adotar protocolos menos rígidos, de bandeira laranja. Agora, para a próxima semana, os recursos podem ser apresentados até às 7h deste domingo, 27/12, ou seja, 36 horas após a publicação do mapa, conforme prevê o decreto estadual nº 55.240.

Nesta rodada, com exceção de Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas, Bagé e Guaíba, as outras 15 regiões Covid apresentaram risco alto de contágio, classificadas, portanto, com bandeira vermelha. Nesta semana, Marau ultrapassou o número de três mil casos de covid-19 registrados, desde o início da pandemia. A cidade também chegou ao número de 34 vítimas fatais. O município, assim como as demais cidades que integram a Ampla – Associação dos Municípios do Planalto, estão inseridos no sistema de cogestão do Distanciamento Controlado e a tendência é de que siga adotando os protocolos de bandeira laranja por mais um período.

Para o total do Rio Grande do Sul, houve redução no registro de novas hospitalizações confirmadas com Covid-19 (-14%) e no número de internados em leitos clínicos Covid (-6%). Já as UTIs apresentaram aumento no número de internados com coronavírus (+5%). Contabilizando os pacientes internados por Covid e também outras causas, nesta semana, houve novamente estabilidade no número de leitos de UTI ocupados. Com a abertura de leitos e o aumento dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 ficou praticamente equivalente. As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (256), Caxias do Sul (157), Passo Fundo (103), Canoas (100) e Pelotas (61).

Com informações do Governo do Estado do RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais