Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vigilância em Saúde emite alerta de prevenção, por causa da febre amarela

por Ana Lúcia Jacomini

Não há necessidade de pânico, já que nenhum caso foi registrado no RS até o momento

Lisiane Dallagnese do setor de Vigilância em Saúde de Marau
Foto: Camila Agostini/tuaradio

A exemplo de boa parte do país, o município de Marau também está em alerta epidemiológico em função da Febre Amarela. Até o início da semana, o foco estava no estado de Minas Gerais, porém, casos foram diagnosticados no Espírito Santo, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal, ampliando as medidas de contenção. De acordo com a enfermeira Lisiane Dallagnese, do setor de Vigilância em Saúde de Marau, moradores da zona rural devem estar atentos, caso ocorram mortes de primatas não-humanos (bugio preto, bugio ruivo e macaco-prego).

Ela explica que estes animais são considerados “sentinelas” e a morte deles pode indicar a circulação do vírus da Febre Amarela no ambiente. Lisiane explica que o vírus é transmitido por um mosquito, que pode picar tanto o bugio quanto o ser humano. Ao observar a morte de um destes animais, é fundamental comunicar imediatamente o setor de Vigilância em Saúde, que acionará uma equipe estadual, que faz coleta dos animais e estuda os motivos da morte, fazendo o link ou descartando a febre amarela.

Em 2009 foi feita uma ampla vacinação contra a febre amarela em Marau, após o registro da morte de bugios. De acordo com a enfermeira, se alguém tem dúvida se fez a vacina ou não recebeu as doses naquela ocasião, é possível receber o medicamento através da Secretaria Municipal da Saúde. Ela lembra que a sala de vacinação ainda está concentrada na Estratégia Saúde da Família do Bairro Planalto, com abertura ao público nas terças e quintas-feiras. Apesar do alerta, Lisiane afirma não ser necessária uma situação de pânico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais