Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Mais de 700 doses da vacina contra a gripe estão disponíveis nas unidades de saúde de Marau

por Taliane Radaelli

Surtos da doença já estão presentes em, pelo menos, 17 estados do Brasil

Foto: Divulgação

A baixa cobertura vacinal contra a gripe, na campanha de 2021, resultou em um surto de infecções pela doença em, pelo menos, 17 estados. Na última quarta-feira, 22/12, o Rio Grande do Sul registrou a primeira morte do ano por gripe Influenza do tipo A-H3N2, vírus que fazia parte da vacina aplicada na campanha deste ano. 

De acordo com a coordenadora do setor de vigilância em saúde de Marau, Lisiane Dallagnese, muitas pessoas adiaram a vacinação contra a gripe, com a intenção de priorizar a vacina contra a Covid-19, porém, não retornaram às unidades de saúde para receber o imunizante contra a H3N2. Um fenômeno, explica ela, que ocorre a nível nacional. 

A H3N2, destaca Lisiane, é uma variante do vírus da gripe. Quando iniciaram as campanhas de imunização, há cerca de 20 anos, era oferecida a vacinação apenas contra a Influenza B. Conforme se fez necessário, foram incluídas novas variantes, como a H1N1 e mais tarde a H3N2. O imunizante oferecido hoje protege a população das três variantes. 

Quem ainda não se vacinou contra a gripe pode se dirigir a sua ESF- Estratégia Saúde da Família, de referência. De acordo com Lisiane, 780 doses do imunizante estão disponíveis para a população marauense. Ela ainda destaca que não é mais necessário respeitar o período de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e da gripe.


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias  produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais