Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mais dois casos confirmados de meningite em Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

Um deles é de meningite bacteriana

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo está confirmando a existência de mais dois casos de meningite no município. O vice-diretor médico da casa de saúde, Júlio Stobbe, explica que são duas situações diferentes que estão sendo tratadas: uma criança de idade não revelada,  moradora de Passo Fundo com meningite viral e uma criança de apenas um ano, moradora de Sananduva, com meningite bacteriana.

Conforme o médico, que nesta semana concedeu entrevista para a Rádio Alvorada, a meningite viral é curada de forma natural pelo corpo, tendo como recomendação o acompanhamento médico. É um vírus que tem seu tempo de ação. Já a bacteriana é mais grave, havendo necessidade de tratamento rápido com antibióticos. A criança  está internada desde a última quarta-feira, 22/07, na CTI pediátrica do hospital. O quadro dela é estável.

No domingo, 19/07, uma menina de oitos anos entrou em óbito devido à meningite bacteriana, em Passo Fundo Foi confirmado que a bactéria causadora foi a Pneumococo, mais branda, cujo contágio é mais difícil. Inclusive foi descartada a intervenção em pessoas que tiveram contato com a criança.

No caso da criança de Sananduva, conforme o titular da Sexta Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz, se for confirmada a meningite meningocócica, haverá intervenção do Estado, com entrega de medicamentos para o tratamento de quem foi exposto ao círculo de convívio da criança, em uma tentativa de barrar um possível novo contágio. Kurtz explica que para ser considerado um surto é preciso que uma cidade apresente três casos distintos do mesmo tipo de meningite, entre pessoas que não tiveram contato.

Colaboração da Rádio Uirapuru

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais