Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Hospital São Vicente de Paulo: 103 anos de dedicação à comunidade

por Rudimar Galvan

A instituição de saúde é referência para mais de dois milhões de pessoas

Há 103 anos, nascia em Passo Fundo, o que hoje é o maior complexo hospitalar do interior do Rio Grande do Sul, o Hospital São Vicente de Paulo. Da necessidade de atender os doentes da gripe espanhola, o Padre Rafael Iop, membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e as senhoras do Apostolado da Oração, uniram forças e de acordo com o estatuto da fundação, fundaram a casa de saúde que “desejava agasalhar os doentes e pobres, dar-lhes médicos, remédios, conforto material e espiritual, sem distinção de crença religiosa ou política.

Em um casarão, situado na Rua Paissandú, com média de 20 metros de frente por 12 de fundos, organizado com uma seção para homens, outra para mulheres, dois quartos de segunda classe, um de primeira, uma sala de operações, uma de visita e uma casa para isolamento, o Hospital iniciou seus atendimentos. Logo no início da trajetória, um grande desafio, a pandemia da Gripe Espanhola. 76 doentes foram atendidos, pelos médicos Dr. Nicolau Araújo Vergueiro, Dr. Salúcio Brenner de Morais, Dr. Carlos Mayer, Dr. Ivo Barbedo e Dr. Arthur de Oliveira Leite, auxiliados pelos farmacêuticos Antonio Manoel Caminha e Oscar Pinto Morais e pelas freiras da Congregação da Ordem Franciscana. Como a equipe era pequena e a doença acometia muitas pessoas, um grupo de voluntários, leigos Vicentinos, auxiliavam no cuidado aos doentes.  

Em meio a dificuldade da doença, no ano em que foi fundado, o Hospital São Vicente já nasceu resiliente e a cada novo atendimento fica mais forte. Ao longo de mais de um século, foram inúmeras as pessoas cuidadas, doenças vencidas, diagnósticos realizados, nascimentos celebrados. Destaques da história recente que mostram a eficiência do HSVP, são por exemplo a atuação na Epidemia de H1N1 em 2009, a cirurgia de separação de gêmeas siamesas em 2012, a alta no CTI Neonatal de uma paciente que nasceu pesando 470 gramas, os 20 anos de transplante de fígado e inúmeros outros procedimentos, tratamentos e exames de diagnóstico realizados.

A instituição de saúde é referência para mais de dois milhões de pessoas, provenientes de uma macrorregião (norte e missioneira do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina). A dimensão do Hospital São Vicente de Paulo não se dá apenas no aspecto físico, mas no conceito, na filosofia de ser um hospital pioneiro, que a cada ano torna-se mais preparado para atender casos complexos, com resolutividade, qualidade e humanização. Sua grandeza está na sua importância como polo de saúde, gerador de empregos e no trabalho diário de atendimento a milhares de pessoas. 

Com mais de 60 mil m² de área construída, 700 leitos de internação, mais de 800 médicos no Corpo Clínico e 3.600 colaboradores é um hospital geral completo, estruturado para atender a alta complexidade e organizado para acolhimento de pacientes da rede ambulatorial e hospitalar. Atua em serviços de alta complexidade voltados à assistência, ao tratamento, ao ensino e à pesquisa em diversas especialidades médicas e valoriza o olhar humanizado e individualizado nas operações.

Mesmo com o cenário adverso, o Hospital São Vicente de Paulo seguiu mantendo sua trajetória de buscar melhorar, inovar e oferecer segurança para seus pacientes. A Instituição foi criteriosa na realização de investimentos e continuou trabalhando na melhoria dos processos. Em 2020, foi inaugurado um Serviço de Pediatria na Unidade Uruguai, contando com estrutura para consultas e Pronto Atendimento 24h, sala vermelha, bloco cirúrgico e internação, com equipe qualificada de pediatras assistenciais, além da possibilidade de realização de exames laboratoriais e de imagem no mesmo local. Implantou-se 30 novos leitos para atendimento de saúde suplementar e privados, com investimento de 5 milhões de reais. Foi estruturado o Núcleo Interno de Regulação, pioneiro no Estado do RS. Neste mesmo período, a Instituição foi re-certificada pela Organização Nacional de Acreditação.

Cumprindo sua missão, a prioridade do Hospital, em 2021, segue sendo o atendimento à população de Passo Fundo e região, especialmente, no enfrentamento à Covid-19. Tudo isso, sendo possível graças às pessoas que ao longo dos anos de dedicaram e dedicam para construírem diariamente a bonita trajetória da instituição. Em cada atendimento, o olhar zeloso de uma equipe. Profissionais das mais diversas áreas, muitas mãos unidas no propósito de auxiliar no momento da dor, na alegria da cura e do nascimento. São pessoas, cuidando de pessoas. Neste último ano, quando o mundo precisou parar, eles continuaram enfrentando o medo do desconhecido e entregando o mesmo comprometimento de sempre.

Por isso, para celebrar as pessoas que fazem o Hospital, foi realizada a I Gincana Virtual entre os colaboradores do HSVP. Tarefas e perguntas para divertir e desafiar os profissionais. Como a doação está na nossa essência, uma das tarefas foi arrecadar alimentos e fraldas geriátricas, para serem entregues às famílias em vulnerabilidade social de Passo Fundo.

Assim como em 1918, quando a comunidade precisava, o Pe. Rafael Iop, os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e as senhoras do Apostolado da Oração se uniram, movidos pela empatia e fundaram o Hospital, o espírito da doação tomou conta dos colaboradores que arrecadaram 22 toneladas de alimentos e mais de 83 mil unidades de fraldas geriátricas. Além do olhar humano no atendimento diante das doenças, eles olharam para a necessidade de alimentos da comunidade.

Comemorar 103 anos, com este gesto é celebrar a nossa essência, força e propósito. São as pessoas fortes que nos tornam grandes e referência. Por isso, seguimos resilientes, enfrentando os desafios e prontos, para atender sempre a quem precisa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais