Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Coronavírus: Marau testa quase cinco vezes mais que o Estado

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

O mais recente boletim epidemiológico do Comitê de Operações Emergenciais – COE Covid 19 de Marau, aponta que o município ultrapassou os 30 casos confirmados com o coronavírus. A cidade ocupa, hoje, o quinto lugar entre os municípios gaúchos que tiveram casos confirmados com a doença embora desde a metade de março, medidas de enfrentamento tenham sido adotadas e sigam sendo aplicadas também de acordo com as orientações dos governos estadual e federal.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o prefeito Iura Kurtz explicou que este dado pode estar relacionado com o número de testes que estão sendo realizados pelos marauenses que, além dos casos encaminhados via Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul - Lacen, pelo SUS, há muitas pessoas que estão fazendo a testagem em laboratórios da rede particular, o que não é realidade em muitos dos outros municípios.

Para se ter uma ideia, em Marau, o índice de testes realizados já chega a 427 a cada 100 mil. Em Passo Fundo, essa média é de 170 a cada 100 mil, o que já é o dobro da média estadual. Com base nestes dados, é possível entender que em Marau, o número de testes realizados é quase cinco vezes superior ao que ocorre no Rio Grande do Sul.

Kurtz está articulando uma reunião virtual com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, para que juntos possam debater e entender esta situação e para poder explicar que em Marau são feitos mais testes e é por isso que o número de casos confirmados é maior. No encontro, pretende também explicar que, embora sejam mais de 30 casos, apenas nove pessoas estão internadas, o que significa que a relação casos x leitos está controlada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais