Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Oncologista explica o que é o tratamento com imunoterapia

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Um medicamento já aprovado pela Anvisa surpreendeu a comunidade científica ao fazer desaparecer o câncer colorretal em 100% dos pacientes submetidos ao tratamento. O teste que validou a pesquisa, segundo publicação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, partiu de um pequeno grupo de 12 pacientes com câncer retal. Neles, os pesquisadores aplicaram localmente um anticorpo monoclonal chamado dostarlimab. Conforme o oncologista Alex Seidel, do Centro de Tratamento do Câncer – CTCan de Passo Fundo, o medicamento está incluso no processo de tratamento denominado de imunoterapia, que já é utilizado no Brasil.

O médico relata que vários pacientes do CTCan já fazem uso da técnica da imunoterapia, que é aprovada para alguns tipos de câncer de pele, de pulmão e alguns tipos de câncer de mama, por exemplo. São seis ou sete medicamentos, explica Seidel, de diferentes laboratórios, que são classificados como tratamento de imunoterapia. "O câncer é inteligente e a imunoterapia é ser mais inteligente que ele, dizendo para o corpo que aquela célula é maligna: vai lá e mata ela", exemplifica ele.

Para os remédios à base da imunoterapia ainda não há cobertura do SUS –Sistema Único de Saúde, o que dificulta o acesso dos pacientes por ser um tratamento de alto custo, na faixa de R$ 30 mil reais por aplicação. Apesar do anúncio do novo medicamento significar esperança, o médico reforça a importância da busca pelo diagnóstico precoce com a realização de exames periódicos. "O câncer, quando começa a dar sintoma, quer dizer que já é uma situação mais avançada", afirma o oncologista.  Ele também coloca a alimentação saudável e a prática de atividade física como fatores importantes para a prevenção do câncer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais