Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Como superar o luto?

por Camila Mendes

Jaqueline Moreira, psicóloga especializada no tema, falou na programação da Tua Rádio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Internet

"O luto não é uma doença. É preciso vivenciar, da mesma forma que vivenciamos o amor". É assim que a psicóloga Jaqueline Moreira, explica o sentimento pós-morte. Conforme a profissional, o luto não está ligado apenas ao fato de alguém morrer. Está ligado à perda, tanto de pessoas queridas, como de um relacionamento que acabou, projetos que não foram concluídos ou do trabalho que não deu certo.  

Em entrevista no quadro Saúde e Bem-Estar da Tua Rádio Alvorada, ela relata que o luto é uma questão cultural, e que cada pessoa vai vivenciá-lo da sua maneira. Para a psicóloga, as pessoas tem costume de viver uma falsa felicidade para esconder a tristeza do sofrimento. "Todo mundo quer ser feliz a todo momento, postamos felicidade toda hora no Facebook, e a na maioria das vezes ela é falsa" - ouça a entrevista no player de áudio.  

Não existe um período exato para se estar em luto. Conforme Jaqueline, tudo depende da importância daquilo que se está perdendo no momento. Porém, segundo a psicóloga, existem três estágios de luto: negação, revolta, e quando a pessoa começa a se permitir a vivenciar o luto. "Precisamos aprender a respeitar a dor, um do outro", enfatiza.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais