Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Febre Amarela pode chegar ao Rio Grande do Sul em setembro

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

O Ministério da Saúde está orientando os estados do sul do país a tomar a vacina contra a doença

A Febre Amarela é uma doença causada por um vírus transmitido através de mosquitos infectados. A doença traz sintomas como febre com calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. O Ministério da Saúde está orientando os estados do sul do país a oferecerem a vacina contra a doença. Há grande chance de a Febre Amarela chegar ao Rio Grande do Sul em setembro. Em conversa com a Tua Rádio, a enfermeira Lisiane Dallagnese, que coordena a Vigilância em Saúde, falou sobre a situação no município de Marau.

Segundo ela, está sendo realizado um trabalho de busca das pessoas que ainda não receberam a vacina ou não têm a comprovação. O alerta é maior quando se trata da zona rural. Lisiane explica o motivo: "No interior dos municípios o principal mosquito transmissor da doença é o haemagogus, como não há ações de prevenção e combate a esse vetor, a vacina se torna a principal forma de prevenção". Na zona urbana, o transmissor é o Aedes aegypti, mosquito que transmite também outras doenças como a dengue e ´há ações para seu combate. A doença não pode transmitindo de pessoa para pessoa.

Devem receber a vacina pessoas de 9 meses aos 59 anos de idade. Pessoas com mais de 60 anos só recebem a vacina se apresentarem um atestado médico conprovando as condições ideais de saúde. A vacina esta sendo oferecidas na Sala de Vacina Central junto ao ESF – Planalto nas terças e quintas – feiras. As pessoas que já receberam uma dose da vacina durante a vida não precisam se vacinar novamente. Confira a entrevista completa com a Lisiane Dallagnese no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais